Maximiza o desempenho do teu smartphone Android com estas dicas
A determinada altura da sua vida útil, o teu smartphone Android vai ficar mais lento e até debater-se com algumas tarefas mais exigentes.
Mas podes melhorar o potencial e o desempenho do terminal com algumas dicas simples e fáceis de executar. Neste artigo ensinamos-te alguns truques para maximizares o desempenho do teu smartphone Android.
1. Atualiza o smarphone para a versão mais recente de Android
Com pequenos truques podes otimizar o desempenho do teu smartphone Android Crédito@NeoTam/Pixabay
Uma das dicas mais fáceis de executar é atualizares o teu smartphone para a versão do sistema operativo Android mais recente. Esta atualização não só vai dar-te mais recursos de segurança, como também pode resolver algumas questões de desempenho.
Por outro lado, algumas aplicações necessitam das versões mais recentes de Android para disponibilizar novos recursos adicionados. Basta esta tarefa simples de executar para melhorar logo o desempenho do terminal.
2. Reiniciar, com alguma frequência, o smartphone
Basta reiniciar o teu smartphone Android para aumentar logo o desempenho do equipamento. Tudo porque, esta ação vai fechar todos os processos desnecessários, que podem estar a ocorrer em segundo plano, sem dares por isso.
Claro que podes fechar manualmente as aplicações em segundo plano, mas na maior parte das vezes não vais conseguir fechar todas as que estão a ocorrer. Como a reiniciação do equipamento, tens essa garantia.
Esta ação vai permitir libertar alguma memória RAM, o que vai tornar o smartphone mais rápido e eficiente.
3. Libertar espaço no armazenamento interno
Para executar as aplicações corretamente, o smartphone necessita de espaço suficiente no armazenamento. De acordo com a Google, se um terminal Android tiver menos de 10% de armazenamento disponível, poderá apresentar problemas no desempenho.
Isto acontece porque as aplicações precisam de armazenar arquivos em cache. Uma forma rápida de libertar armazenamento num smartphone Android é recorrer à aplicação Files da Google que é gratuita na Play Store.
4. Desinstala apps não utilizadas
Se não estás a usar uma aplicação, desinstala-a. Além de libertares espaço de armazenamento, evitas que prejudique a memória RAM do terminal e que esta aplicação possa executar ações em segundo plano.
Qual é a forma mais simples e rápido para desinstalar apps? Vai até à Google Play Store, carrega no teu perfil e seleciona Gerir apps e dispositivos. Depois carrega em Gerir, aqui vais ter acesso a uma lista de todas as aplicações instaladas e podes escolher a forma pela qual são ordenadas, entre usadas mais recentemente e menos usadas. Opta por este último filtro, marca as apps e depois é só escolher desinstalar.
5. Opta por instalar versões Lite das aplicações
Muitas aplicações têm versões Lite disponíveis que não consomem tantos recursos. Este é o caso do Facebook e Messenger.
Ao instalares estas versões das aplicações, o teu smartphone não precisa de trabalhar tanto e pode fornecer um desempenho mais rápido e fluido, de uma forma geral.
Editores 4gnews recomendam:
Xiaomi pode liderar corrida da inovação e ser o primeiro com este atributo
OPPO Find N3: rival do Samsung Galaxy Fold5 com lançamento global iminente
Huawei P60 Pro: 4 truques para ter o melhor desta supercâmara