Terapia com células estaminais para casos graves COVID-19 aprovada em Portugal

Terapia com células estaminais para casos graves COVID-19 aprovada em Portugal

O Infarmed autorizou a empresa Crioestaminal a desenvolver uma terapia experimental à base de células do cordão umbilical para o tratamento de situações graves de infeção por SARS-CoV-2.

 

O fármaco desenvolvido pela empresa Crioestaminal tem ainda um caráter experimental e não pode ser comercializado, mas já pode, no entanto, ser utilizado nos hospitais que o solicitem. A terapia já está a ser utilizada em vários países, sendo alvo de investigação desde 2020.

 

Francisco Santos, diretor de terapias celulares da Crioestaminal, comenta: ”É uma terapia que usa as células mesenquimais, também chamadas MSC, e os resultados foram bastante encorajadores. Quando são injetadas no nosso organismo, as células mesenquimais fazem baixar a hiperinflamação porque reagem àquele ambiente através da produção de proteínas, de interações diretas com células do sistema imunitário”.

 

“Verificou-se que estas células conseguiam reverter os cenários de hiperinflamação e bastantes doentes recuperaram”, conclui o responsável.