Microsoft quer colocar funcionalidades de Inteligência Artificial no Paint
A mítica ferramenta de edição de imagem da Microsoft poderá, em breve, receber novas funcionalidades que poderão torná-la mais relevante. Para isso, a Microsoft está a estudar formas de embutir funcionalidades de Inteligência Artificial na mesma para apoio aos utilizadores.
Tal novidade chegará num esforço que a Microsoft está a desenvolver para levar recursos de IA para mais apps nativas do Windows. As restantes aplicações eleitas serão a Fotografias e Ferramenta de Recorte.
Microsoft quer colocar mais IA ao dispor dos utilizadores do Windows
As novidades estão a ser avançadas pela publicação Windows Central, citando fontes que desejam permanecer anónimas. Segundo estas, a Microsoft está a estudar a ideia de colocar capacidades de Inteligência Artificial nestas aplicações incluídas no Windows 11.
O destaque parece recair sobre o Paint, uma das mais icónicas ferramentas de edição de imagem para quem é utilizador Windows. Esta poderá ser dotada de uma IA generativa para desbloquear o processo criativo do utilizador.
Com efeito, os utilizadores poderão pedir ao Paint para criar uma tela com base em alguns critérios definidos pelo próprio. Esta tecnologia será bastante semelhante ao atualmente disponível no Bing Image Creator.
Para a aplicação Fotografias, a Microsoft quer uma ferramenta que possibilite identificar pessoas e objetos presentes numa imagem. Posteriormente, os utilizadores poderão arrastar esses elementos para outros locais.
Esta é uma funcionalidade já bem conhecida dos utilizadores Android e iOS. Uma opção que já circula no mercado de dispositivos móveis há algum tempo e finalmente a Microsoft irá oferecer algo similar aos utilizadores Windows.
Já a Ferramenta de Recorte será contemplada com a tecnologia de reconhecimento ótico de caracteres. Esta permitirá destacar texto presente numa imagem e copiá-lo para outros locais desejados.
Esta tecnologia poderá ainda ser aplicada à app da Câmara do Windows. Uma vez mais, um recurso bem familiar de todos os utilizadores do Android e iOS.
As fontes falam ainda na possibilidade de algumas destas novidades dependerem de algum hardware específico. Para já, sabemos apenas que a Microsoft está a estudar estas possibilidades e ainda não sabemos quando serão disponibilizadas.
Numa última nota, a fonte fala que o próximo grande lançamento Windows acontecerá em 2024 e esse, sim, com um enorme foco na Inteligência Artificial. Poderá estar a referir-se ao Windows 12 e esse terá recursos de IA integrados mais profundamente.
Editores 4gnews recomendam:
Nothing Phone (1) recebe atualização mais esperada na próxima semana
PlayStation Portal é a nova ‘consola portátil’ da Sony
3 produtos com descontos até 36% para combater o calor