“A missão de cuidar da saúde das pessoas” – Stada

“A missão de cuidar da saúde das pessoas” – Stada

Ana Reis, Marketing Manager da STADA, fala sobre os produtos com a distinção de “Produto do Ano 2023” e revela o contentamento da empresa, pelo facto de os consumidores escolherem os seus produtos.
 
A STADA Portugal pertence ao grupo internacional STADA, reconhecido como fabricante de produtos farmacêuticos de elevada qualidade. Qual é a missão e os objetivos da empresa?

 

O Grupo STADA tem a missão de cuidar da saúde das pessoas como um parceiro de confiança. Em busca desta missão, estamos empenhados em acelerar, ainda mais, a trajetória de sucesso assente, principalmente, em três pilares estratégicos, nomeadamente, nos medicamentos genéricos, especialidades farmacêuticas, medicamentos não sujeitos a receita médica e outros produtos de saúde, da área de Consumer Healthcare. Com o nosso portfólio de produtos pretendemos garantir que a saúde diária permanece acessível a toda a população, assegurando a elevada qualidade e a inovação.

 
Dentro do vasto portfólio de produtos, em diversas áreas terapêuticas, encontram-se os produtos Hedrin Once Spray Gel e o Nizoral Expert Champô Diário, distinguidos com o selo de Produto do Ano 2023. Estes prémios são o reflexo do trabalho que têm vindo a desenvolver ao longo dos anos?

 

Somos uma das empresas de Consumer Healthcare com maior crescimento na Europa e, sendo este um dos nossos pilares estratégicos, o grupo trabalha com estreita colaboração com especialistas nas diferentes áreas da saúde, medicina, ciência, desporto e Life style, de forma a materializar no nosso portfólio soluções inovadoras que permitam ajudar as pessoas a permanecer ou tornarem-se aptas e saudáveis no seu dia a dia. Qualidade e responsabilidade para com todos os que utilizam os nossos produtos e serviços são componentes fundamentais da nossa estratégia empresarial e estes prémios refletem isso mesmo e dão-nos confiança para continuar a apostar em mais soluções que acrescentam valor no dia a dia e na saúde das pessoas. Ficamos muito contentes que os consumidores possam reconhecer o valor dos nossos produtos, particularmente, em áreas tão críticas como a pediculose, no caso do Hedrin, e os cuidados com o couro cabeludo, no caso do Nizoral. São áreas que afetam significativamente o quotidiano das pessoas e onde é fundamental encontrar soluções eficazes e inovadoras.

 
A STADA é das poucas empresas envolvidas no desenvolvimento de biossimilares, uma área que requer elevada experiência em biotecnologia. Em que consistem os medicamentos biossimilares? São projetos como este que exigem a formação contínua e conhecimento científico por parte da equipa?

 

Um medicamento biossimilar é desenvolvido de modo a ser semelhante a um medicamento biológico existente. São substâncias ativas, obtidas através de células vivas de plantas ou animais. Estes medicamentos desempenham um papel importante no tratamento de muitas doenças graves, como osteoporose, artrite ou cancro. Quando comparamos com os medicamentos genéricos (desenvolvidos por processos químicos), os biossimilares requerem muito mais tempo e esforço para o desenvolvimento, bem como um processo do controlo de fabrico ainda mais exigente e apertado. Um dos motivos para esta exigência prende-se com o facto da estrutura dos medicamentos biológicos ser muito mais complexa do que a dos medicamentos produzidos quimicamente. Por outro lado, o complexo processo de produção dentro dos organismos vivos leva a flutuações naturais, também presentes no medicamento original. Isso também significa que os biossimilares nunca são cópias idênticas das preparações originais. No entanto, as diferenças devem ser mantidas dentro de limites estritos para garantir a comparabilidade do biossimilar com o seu produto de referência. Para empresas produtoras de biossimilares, esses limites estreitos resultam em altos investimentos, seja no desenvolvimento, estudos clínicos ou garantia de qualidade em processos de produção de alta tecnologia ou aprovação.

 
Com quase 20 anos de presença no mercado português, que expectativas têm para o futuro?

 

Com um portfólio em expansão nas diferentes áreas estratégicas e uma forte aposta na inovação, qualidade e, ao mesmo tempo, acessibilidade, acreditamos que vamos reforçar a nossa posição no mercado para que possamos continuar a investir nas nossas pessoas, produtos e futuro, materializando, assim, a nossa missão de cuidar da saúde das pessoas, como um parceiro de confiança.

Estamos conscientes dos desafios que o futuro nos trará, mas estamos confiantes que a nossa missão é assegurada por uma equipa empenhada e suportada pela estrutura e robustez do grupo STADA.