As tecnologias imersivas, como a realidade aumentada e virtual estão a modificar o comportamento de compra do consumidor. Esta é uma das conclusões do estudo Consumer Pulse Survey da Accenture e ao qual as marcas devem estar atentas, porque os setores que mais estão a despertar o interesse dos consumidores são precisamente os Bens de Consumo, Retalho e Viagens.
Realizado em 16 países, a mais de 11 mil consumidores, os resultados obtidos mostram que quase dois terços (64%) dos consumidores já compraram um bem digital ou participaram numa experiência ou serviço virtual no ano passado – números que devem aumentar, já que 83% demonstram interesse em fazer compras no metaverso.
Tão ou mais relevante é o facto de que 42% dos entrevistados afirmarem ter visitado um retalhista no mundo virtual para obter aconselhamento, fazer um pagamento ou navegar por uma linha de produtos ao comprar um item físico, enquanto 56% dos entrevistados planeiam fazê-lo no próximo ano (uma pequena nota: entre os millennials, esses números aumentam para 51% e 61%, respetivamente).
Os dados obtidos pela Accenture Technology Vision 2022, “Meet Me in the Metaverse: The Continuum of Technology and Experience Reshaping Business”, demonstram que mais de metade (55%) dos consumidores concordam que os locais onde vivem e trabalham estão a mudar-se para espaços digitais.
E isto vai, provavelmente, “obrigar” o retalho a desafiar os limites do mundo virtual para torná-lo mais real, aumentando a necessidade de uma circulação constante e impercetível entre o mundo físico e digital, por forma a dar resposta aos novos anseios dos consumidores. O metaverso parece ser a escolha natural, com 72% dos executivos a afirmarem que terá um impacto positivo nas suas organizações, sendo que 45% acreditam que será inovador ou transformador.
A prova é que cerca de metade dos consumidores inquiridos assumiram que estão a comprar, ou que estão interessados em comprar, uma experiência de viagem, como um passeio turístico ou uma estadia num hotel através do metaverso. Este número sobe para 55% dos millennials, em comparação com 29% dos baby boomers.
No setor das experiências de lazer, 54% dos consumidores afirmaram que estão a comprar, ou interessados em comprar, bilhetes para um espetáculo ou evento desportivo num mundo virtual.
O mundo virtual não é apenas uma tendência, é uma realidade que começa a ficar cada vez mais vincada na mente e no comportamento dos consumidores. E as marcas não podem ficar longe deste novo cenário.
Sobre o estudo
O estudo Accenture’s Consumer Pulse Survey oferece insights sobre perspetivas, sentimentos e comportamentos do consumidor dois anos após o início da pandemia (março de 2020). A análise deste ano é focada em Bens de Consumo, Retalho e Viagens e contou com uma amostra representativa de 11.311 consumidores de 16 países: Brasil, Canadá, Chile, China, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, Singapura, Espanha, Suécia, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido, EUA e Vietname. O inquérito foi feito online e direcionado a consumidores que fizeram compras para a sua casa nos últimos seis meses. Os entrevistados foram divididos igualmente por género e faixa etária. Este inquérito foi realizado entre os dias 7 e 15 de fevereiro de 2022.
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