A Inteligência artificial (IA) tem vindo a revolucionar vários mercados e setores e os serviços de limpeza não são exceção. Neste setor, a IA pode ser aplicada no sentido de otimizar processos, melhorar a eficiência, obter uma gestão mais eficaz, reduzir custos operacionais, melhorar a satisfação do cliente e oferecer serviços mais personalizados e adaptáveis às necessidades específicas de cada cliente.
– Os algoritmos de IA podem analisar padrões de uso e tráfego para otimizar o agendamento de serviços de limpeza;
– É possível prever a altura ideal para fazer a manutenção, evitando falhas e minimizando o tempo de inatividade. O mesmo se pode ajudar na revisão do stock de materiais, evitando desta forma o excesso ou a escassez dos mesmos;
– A qualidade do ar ou outros fatores ambientais podem ser monitorizados e depois com esses dados podem ser ajustados os padrões de limpeza conforme necessário;
– O atendimento ao cliente pode ser feito através de um chat personalizado, que consiga dar resposta em tempo útil, agendar serviços e fornecer informações relevantes aos clientes, de forma rápida e eficiente;
– Algumas máquinas/robôs de limpeza equipados com determinada tecnologia, podem ser utilizados para realizar tarefas específicas de limpeza, de forma autónoma, como varrer ou lavar o chão.
A Jani-King, empresa especializada em serviços de limpeza comerciais e empresariais, é uma das empresas que anuncia o seu compromisso com a tecnologia e inovação.
Em 2023, a Jani-King desenvolveu um software/CRM de operações único no mercado. O sistema permite aos clientes verificar o estado dos serviços de limpeza nas suas instalações e ter informações em tempo real sobre os serviços prestados, bem como presenças dos colaboradores e horários de trabalho. Estes dados permitem gerir os serviços com maior eficiência e eficácia, bem como assumir o controlo da operação de limpeza.
Para Mário Neves, Diretor de Vendas da Jani-King, “as empresas que apresentem soluções mais avançadas a nível tecnológico vão ser beneficiadas, nomeadamente, as que têm softwares para controlar e assegurar a eficiência das operações”. Esta tecnologia “permite ao cliente ter uma visão mais ampla em relação ao que se passa na área de manutenção e limpeza das suas instalações”.
Por outro lado, espera-se que as empresas de limpeza consigam responder, de forma ágil e ajustada à procura registada no último ano. A tendência atual dos clientes é “procurar serviços flexíveis, que não os obriguem a estar preso a contratos de longa duração e com custos cada vez mais variáveis. Assim, a capacidade de resposta rápida das empresas será uma vantagem competitiva cada vez mais relevante neste mercado”.
A Inteligência Artificial irá contribuir para essa mudança. “Com todas as melhorias que houve a nível de tecnologia, deverão surgir equipamentos de limpeza que permitirão uma automação das operações nunca antes vista”, adianta o representante da marca em Portugal.
Cookie | Duration | Description |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |