

49% afirma que já deixou de consumir uma marca por considerar as suas práticas insustentáveis ou prejudicais ao Ambiente.
Impacto ambiental (29%) e saúde (25%) lideram as prioridades dos consumidores portugueses.
62% dos inquiridos está disposto a pagar mais por produtos sustentáveis.
Num momento em que o planeta exige mudanças urgentes, o consumidor português começa a alinhar as suas escolhas com os princípios da sustentabilidade. De acordo com um estudo conduzido pela Product of the Year Portugal, a propósito do Dia Mundial do Ambiente, a sustentabilidade é já um fator determinante no momento da compra, com quase metade dos inquiridos (49%) a afirmar que já deixou de consumir uma marca por considerar as suas práticas insustentáveis ou prejudicais ao ambiente.
Questionados sobre o que significa “sustentabilidade”, os portugueses destacam o consumo consciente e responsável (23%) como o valor mais associado ao conceito, seguido pela preservação ambiental (21%) e pela redução de desperdício e reciclagem (19%). A utilização de energias surge com 14% seguido da responsabilidade social e ética empresarial com 11%.
No dia a dia, os consumidores demonstram a sua preocupação ambiental através da escolha de eletrodomésticos com eficiência energética (22%) assim como de produtos reutilizáveis ou com pouca embalagem (22%). A preferência por alimentos biológicos é valorizada por 16% dos inquiridos, seguido dos cosméticos naturais (15%) que reforçam a importância de um estilo de vida mais saudável e sustentável.
As principais razões que levam os portugueses a optar por produtos sustentáveis concentram-se no menor impacto ambiental (29%) e os benefícios para a saúde (25%). O estilo de vida consciente é igualmente relevante (23%) e a perceção de qualidade (10%) também se destaca, revelando um consumidor cada vez mais informado e exigente.
Embora 62% dos inquiridos esteja disposto a pagar mais por produtos sustentáveis, os mesmos admitem que esse valor extra deve ser razoável. Apenas 17% aceitaria pagar significativamente mais, enquanto 9% prioriza sempre o preço mais baixo.
A maioria dos inquiridos (60%) reconhece que houve mudanças no comportamento das marcas em Portugal, embora considere que são ainda insuficientes. Apenas 20% observa uma evolução significativa, enquanto 17% aponta para uma mudança demasiado lenta.
A maioria dos inquiridos (60%) acredita que a comunicação das marcas sobre sustentabilidade funciona, mas reconhece a existência de um excesso de greenwashing. E quando questionados sobre a qualidade dos produtos sustentáveis, 57% acredita que estes têm, em alguns casos, maior qualidade.
Cookie | Duration | Description |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |