“Os consumidores apreciam a capacidade da Beko em oferecer soluções inovadoras que melhoram a vida quotidiana” – Beko 

“Os consumidores apreciam a capacidade da Beko em oferecer soluções inovadoras que melhoram a vida quotidiana” – Beko 

A inovação é um atributo que torna dos produtos líderes distintivos. Mas fazê-la ser percecionada pelo consumidor é, por vezes, um desafio. Qual é o melhor caminho para atingir esse objetivo, proporcionando o upselling?
 
A inovação é a chave de sucesso dos nossos produtos líderes, mas não está sozinha, está 100% integrada na cadeia de práticas sustentáveis que nos distinguem no mercado. Os produtos inovadores que temos lançado nos últimos anos refletem o nosso compromisso com a sustentabilidade e o consumidor final, através da utilização de materiais reciclados, biocompósitos, processos de fabricação sustentáveis e tecnologias de poupança para promover uma vida mais sustentável. Algo que os consumidores valorizam cada vez mais no momento de compra, pois percebem que o investimento inicial em produtos energeticamente eficientes se traduz em poupanças significativas ao longo do tempo e responde às suas necessidades atuais e futuras. Um exemplo disso é a nossa Máquina de Lavar Loiça com tecnologia SaveWater, que foi considerada Produto do Ano 2024, pois permite uma redução de 27% no consumo de água, graças a um sistema de economia circular, desenvolvido pela Beko que reutiliza a água entre lavagens. A água do enxaguamento final é recolhida e armazenada num reservatório higienizado para ser reaproveitada no ciclo de lavagem seguinte, utilizando assim 6,9 litros de água em vez de 9,5 litros, resultando numa poupança significativa a médio prazo.

Na Beko consideramos que a sustentabilidade é essencial para o futuro da humanidade, bem como a base de um modelo de negócio duradouro. A sustentabilidade torna a nossa visão de “Respeitar o Mundo, Respeitado Mundialmente” uma realidade. Por isso, estamos focados na inovação centrada em melhorar a experiência do usuário e na produção de forma responsável, em toda a nossa cadeia de valor.

É nosso objetivo reforçar ainda mais este posicionamento ao aumentar as taxas de reciclagem de todos produtos fabricados, através da incorporação de mais material reciclado nos nossos produtos e implementação de uma gestão adequada do fim de vida útil através de iniciativas de recolha e reciclagem. Exemplo disso são as nossas máquinas de lavar roupa, com o tambor/cuba feito a partir de plásticos reciclados. Também quando os nossos produtos chegam aos consumidores, apoiamos ativamente a longevidade e a possibilidade de reparação, com o objetivo de minimizar o impacto ambiental e preservar os recursos naturais.


Mais importante do que ser inovador é ter um produto/marca com uma boa perceção de inovação? Qual é afinal o atributo chave na comercialização de um produto?

 

Acreditamos que a inovação autêntica é a que envolve soluções práticas que melhoram o dia a dia dos nossos consumidores e que essa é chave de sucesso para sermos verdadeiramente distinguidos e percecionados como uma marca inovadora.

Para isso, na Beko, temos em consideração a experiência do consumidor no centro de todas as nossas inovações e estratégias de marketing. A nossa missão é ajudar a dotar os lares portugueses de equipamentos facilitadores da vida doméstica e ecologicamente acessíveis, para isso, fazemos uma escuta ativa das necessidades dos nossos clientes, para conseguir desenvolver soluções inovadoras que respondam a essas necessidades e nos coloquem no seu top of mind. Acreditamos que, além da associação de uma estratégia de marketing eficaz, o nosso principal atributo é a capacidade da nossa inovação atender as necessidades reais e melhorar o dia a dia dos nossos clientes. São eles o nosso principal drive de crescimento.


Qual a proposta de valor trazida pelo vosso produto? Em que vem reforçar o vosso portfólio? Em que se diferencia face a outros produtos análogos que existem/possam existir no mercado?

 

A nossa Máquina de Lavar Loiça com tecnologia SaveWater é verdadeiramente diferenciadora no mercado pois permite uma redução de 27% no consumo de água, com a mesma garantia e resultados de lavagem das máquinas convencionais, o que permite ao consumidor uma poupança clara a curto e médio prazo e nos diferencia da concorrência.

Esta poupança de água é possível graças a um sistema de economia circular, aliado a uma elevada eficiência energética de classe C. Este modelo, cuja inovação foi distinguida pelos portugueses, reutiliza a água entre ciclos de lavagem. A água do enxaguamento final é recolhida e armazenada num reservatório higienizado para ser reaproveitada no ciclo de lavagem seguinte, utilizando assim 6,9 litros de água em vez de 9,5 litros, resultando numa poupança significativa.

Além disso, este modelo tem uma grande capacidade de carga e inclui 6 programas diferentes. Outras tecnologias também presentes são elas o CornerIntense, que ganhou o Produto do Ano de 2023, composto por três braços de pulverização que garantem uma cobertura completa, mesmo nos cantos, o HygieneIntense, para lavagens higiénicas que eliminam 99,9% dos vírus e bactérias e o Motor ProSmart Inverter, que permite obter um melhor desempenho de eficiência energética, níveis de ruídos mais baixos e uma maior durabilidade, redefinindo assim os padrões de cuidado da loiça ao mesmo tempo que proporciona uma limpeza eficiente e sustentável.


A vossa marca foi eleita Produto do Ano porque…?


Um estudo recente da Beko sobre os “Hábitos Sustentáveis nos lares portugueses” revelou que 81% dos portugueses têm como preocupações mais comuns a redução do consumo de água e energia, uma preocupação dividida por nós enquanto marca, na medida em que temos como filosofia a criação de um “Efeito dominó positivo”, onde defendemos que cada ação, por mais pequena que seja, deve ter um impacto na sustentabilidade do planeta, desde que seja feita no coletivo.

Acreditamos que os consumidores apreciam positivamente a capacidade da Beko em oferecer soluções inovadoras que melhoram a vida quotidiana e isso surge refletido na eleição da Beko como Produto do Ano 2024, feita através de votação direta do consumidor, o que nos encoraja a continuar a desenvolver soluções que atendam às necessidades dos consumidores, do planeta e das gerações futuras.

 

Cem Bacaral

Country Manager

Beko

 

A Máquina de Lavar Loiça SaveWater foi considerada Produto do Ano 2024.