A alimentação desempenha um papel fundamental na saúde e bem-estar de cada indivíduo e tem uma forte influência quer em aspetos físicos, quer cognitivos. Cada vez mais, as pessoas estão conscientes da importância de fazer escolhas saudáveis e procuram alimentos inovadores que respondam às suas necessidades individuais.
O Produto do Ano, sistema de avaliação mundial que distingue produtos que se destacam pela inovação, realizou um novo estudo com o objetivo de perceber a recetividade dos consumidores portugueses à utilização de novas abordagens na produção e consumo dos alimentos. De acordo com a pesquisa elaborada, 80% dos inquiridos demonstrou interesse na produção de alimentos com técnicas avançadas, como impressão 3D de alimentos ou técnicas de cultivo vertical.
No que diz respeito aos cuidados dos produtos, 94% dos entrevistados considera a hipótese de comprar alimentos com rastreamento blockchain (seguir os alimentos desde o produtor até ao consumidor final), de forma a garantir a origem e segurança do produto. A par disso, 88% dos consumidores está interessado em alimentos personalizados com base nas suas preferências dietéticas ou perfis genéticos.
O estudo revelou ainda que 86% dos inquiridos procura ativamente alimentos que tenham benefícios específicos para a saúde, sendo que, quando questionados sobre os benefícios mais desejados em alimentos inovadores, 37% menciona a melhoria da imunidade, 24% a saúde cardiovascular, 21% a energia e vitalidade e 17% a saúde digestiva.
“Os bons hábitos alimentares são cada vez mais uma prioridade para os consumidores e, para satisfazer as suas necessidades e exigências, é importante perceber o que as pessoas procuram. A inovação, sobretudo quando se trata de soluções que serão mais benéficas para saúde, é um fator determinante no momento da compra” refere José Borralho, CEO do Product of the Year Portugal.
Em relação aos hábitos alimentares diários, 72% dos entrevistados indica que consome pão, 14% bebe/come iogurtes proteicos e 10% escolhe a granola para as suas refeições. Tendo em consideração as preferências dos consumidores, estes foram questionados sobre o seu interesse em ver inovações nos produtos mencionados.
Relativamente ao pão, 76% afirmou ter interesse em opções inovadoras, como pães sem glúten, enriquecidos com nutrientes adicionais, ou outros ingredientes inovadores. Quantos aos iogurtes proteicos e, quando questionados como seria o seu iogurte dos sonhos, 45% deu destaque à adição de ingredientes funcionais ou superalimentos, 32% à combinação única de sabores exóticos e inesperados, 31% à textura surpreendente que desafia as expectativas e 23% a uma embalagem interativa ou sustentável.
Por fim, no que diz respeito à granola e às características únicas ou benefícios adicionais que os inquiridos gostariam de ver implementadas, 60% referiu a adição de ingredientes que promovem a saúde cerebral, como nozes e sementes ricas em ómega-3, 40% a inclusão de substâncias naturais que promovem equilíbrio e resistência ao stress, 37% destacou as granolas enriquecidas com ingredientes que favorecem a concentração e a clareza mental, 27% valoriza as variedades que incorporam superalimentos conhecidos pelos seus benefícios cognitivos e 19% prefere opções que contenham extratos naturais com propriedades calmantes ou estimulantes.
Cookie | Duration | Description |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |