Está a chegar a IV Conferência Green Savers: “Os desafios da gestão da água”

Está a chegar a IV Conferência Green Savers: “Os desafios da gestão da água”

A IV Conferência Green Savers intitulada “Os desafios da gestão da água” vai realizar-se no dia 30 de maio, na Estufa do Secret Spot – Monsanto, em Lisboa, e contará com oradores dos mais variados sectores nacionais.

 

A água é um recurso escasso, e como tal, a sua preservação deve ser um compromisso de todos. Não podemos consumir mais água do que aquela que a natureza nos dá. Essa é a verdade nua e crua que nos diz que os sistemas naturais têm limites. É o compromisso que tem de ser assumido por todos os intervenientes, com consciencialização de todos sobre a sua quota parte de responsabilidade em resolver o problema, privilegiando sempre em primeiro plano a eficiência do uso da água, o reforço da monitorização e da fiscalização, o uso circular do recurso e a optimização das infraestruturas.

 

Nestes tempos de mudança, o valor da água é claramente maior que o preço que por ela pagamos. É um recurso indispensável e por isso temos de o manter, tratar e reutilizar e, indiscutivelmente, de repensar os modelos tradicionais de operação para contribuir para a transformação ecológica de um setor que é imprescindível ao crescimento da economia.

 

Ao ter incluído nos seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 6) a necessidade de assegurar água potável e saneamento básico para todos, a ONU tem em conta que o seu acesso estará cada vez mais sobre pressão devido ao crescimento populacional, rápida urbanização e alterações climáticas. O desafio para Portugal passa por tratar o tema da gestão de água numa perspectiva integrada, colocando-o no centro da tomada de decisão de qualquer empresa, setor, ou entidade, seja a nível local ou nacional.

 

Assim, nesta IV Conferência, daremos palco a um conjunto de decisores, empresas, académicos e associações que nos explicarão a sua visão sobre a promoção de um Planeta mais sustentável. É que quando pensamos na gestão da água temos sempre de pensar na perspectiva do ecossistema, e como tal, não nos podemos esquecer de que a água não é vida só para nós. É vida para todas as espécies e é por isso que temos de cuidar dela, sendo cuidados no seu uso e garantindo que os ecossistemas se mantêm tão naturais quanto é possível eles manterem-se.

 

O evento, que se realizará no próximo dia 30 de Maio, entre as 9h e as 13h, no Estufa do Secret Spot – Monsanto, em Lisboa terá audiência presencial, à semelhança das conferências anteriores. 

 

Nos próximos dias serão divulgados os oradores, assim como mais informações sobre o programa da conferência.

 

Para mais informações contacte-nos através do e-mail [email protected] ou saiba mais aqui.