Todas estas (boas) funções vão chegar em breve ao teu Android
A gigante norte-americana deu a conhecer uma nova imagem para o seu Android e deixa antever muitas das novidades a chegar gradualmente aos nossos tablets e smartphones Android. A tónica recai na personalização da experiência de uso no nosso quotidiano, bem como na conetividade e produtividade.
Para total surpresa dos próprios fãs do Android, a Google deu a conhecer uma mudança geral no branding e identidade visual do próprio sistema operativo para dispositivos móveis. É a maior alteração dos últimos 5 anos a esta plataforma e prepara o caminho para o lançamento do Android 14, algo que não deverá tardar.
Android ganha uma nova aparência e recebe várias funções úteis
A Google divulgou as novidades sem uma pompa e circunstância típicas da rival Apple. Fê-lo, aliás, de forma particularmente discreta através de uma publicação no seu blog oficial. Temos, é certo, algum material gráfico a ilustrar estas mudanças e novas funções, além de um vídeo dedicado, ainda que esta seja a extensão máxima da comunicação empresarial.
1. Novo Assistente do Android com IA, mais presente no novo widget
Temos à nossa disposição um novo widget inteligente, alimentado pela Inteligência Artificial, capaz de nos dar de realce todas as informações relevantes. É este o poder da nova assistente para o Android – a não confundir com a Assistente Google.
O novo atributo promete aprender com a nossa forma de utilização do dispositivo móvel e pode apresentar várias informações relevantes dentro do mesmo widget. Desde compromissos do calendário até à meteorologia, o foco reside na produtividade.
O objetivo da Google passou por dar-nos um novo centro de informação, o mais ágil e intuitivo possível, com a menor necessidade de interação e configuração do utilizador. Ou seja, colocar efetivamente a IA ao nosso serviço para agilizar a entrega de informação.
2. Agora no Android a IA pode descrever qualquer imagem a pessoas com problemas de visão
A Google dota também o seu sistema operativo de novos recursos de acessibilidade. Fá-lo para auxiliar pessoas que possam ter alguma dificuldade em pesquisar imagens na galeria do seu smartphone, redes sociais e na infindável Internet.
A pensar nisso, para os utilizadores com deficiência de visão, a Google traz agora a função de explicação e descrição das imagens apresentadas no ecrã. O utilizador coloca a questão através do microfone, com a descrição e resposta a ser gerada pela IA.
O utilizador pode também colocar perguntas diretamente relacionadas com o assunto caso procure mais informação sobre a imagem, com a IA a estar ciente do contexto da conversa prévia.
3. Mais opções de produtividade no sistema Android
A Google quer trazer também os teus cartões e entradas para um só local, uma carteira onde o utilizador possa aceder rapidamente a qualquer um dos seus títulos, cartões, passes e outros documentos de acesso. Para tal bastará importar a informação para a Google Wallet Pass.
Na prática, qualquer entrada com um código QR, suscetível de armazenamento rápido no telefone, digitalizando o mesmo em meros segundos. Assim, teremos os acessos disponíveis nesta carteira virtual com as entradas de acesso fácil.
4. Android Auto recebe mais atenção da Google
Tal como a própria empresa havia prometido no I/O 2023, os utilizadores de Android Auto poderão encontrar o suporte para novas aplicações profissionais de comunicação. Na prática temos o Cisco Webex e o Zoom com suporte pleno para o nosso carro. Em ambos os casos teremos suporte para chamadas de conferência ou chamadas individuais para trabalho a partir do ecrã do carro.
A propósito, os utilizadores poderão até mesmo navegar pelo calendário e compromissos, tendo como é óbvio a opção de silenciar o microfone para evitar ruídos e distrações para as reuniões.
5. Personalização do quotidiano fica ainda melhor no Android
A gigante de Mountain View deu também a conhecer o alargamento das opções de personalização para o seu sistema operativo. O Android passa a receber mais informações e hipótese de interação para as nossas rotinas personalizáveis com informação adequada.
Para tal, o telefone também terá em consideração a informação colhida pela Fitbit e pelo Google Fit, tal como podemos observar pela imagem animada, acima.
Por fim, contamos agora com a chegada oficial do sistema operativo Android 14, dando-se a sua distribuição oficial para todos os interessados. Até lá, estaremos atentos à página oficial da tecnológica, com mais novidades a caminho deste sistema operativo.
Editores 4gnews recomendam:
iPhone 15 Ultra pode desiludir com esta bateria, até para o padrão Apple
iPhone 15 Pro: as duas razões que justificam o seu aumento de preço
Surpresa da Apple: iOS 17 e iPad OS 17 vão chegar juntos aos utilizadores