Os 10 melhores smartwatch com NFC a comprar em 2023

Os 10 melhores smartwatch com NFC a comprar em 2023

Os relógios inteligentes trazem a conveniência para o pulso do utilizador e estes permitem fazer pagamentos. A pensar nisso selecionamos os melhores smartwatch com NFC, tecnologia necessária para mediar os pagamentos contactless por aproximação.

Destacamos as principais qualidades de cada relógio inteligente, bem como o respetivo preço e onde comprar. Em seguida encontras o melhor smartwatch para iOS, além do melhor smartwatch Xiaomi, com relógios inteligentes compatíveis com iOS e Android.

1. Apple Watch Series 8

Ecrã: 1,9 polegadas OLED com Always-On – Retina Always-on com até 1000 nits
Conexão: NFC, Bluetooth, GPS, LTE (opcional)
Proteção: certificação IP6X
Autonomia: 18 horas
Plataforma: watchOS
Extras: deteção de acidentes

A Series 8 do Apple Watch está disponível em 41, ou 45 mm com várias braceletes. Agora com deteção de acidentes.

Os Apple Watch de 8.ª geração são os melhores smartwatch compatível com iOS, concebidos de raiz para trabalhar perfeitamente com iPhone e outros dispositivos iOS. Estão disponíveis em 41, ou 45 mm, com uma grande variedade de braceletes.

Os Apple Watch trazem a app ECG que permite registar a frequência cardíaca a qualquer momento. Podes ainda acompanhar o teu ciclo menstrual, tornando-o num bom smartwatch para senhora, além de registar a atividade física, ideal para fitness.

Em síntese, o Apple Watch tem o melhor ecrã, além da integração com o Apple Pay com NFC para fazer pagamentos contactless. É o melhor relógio que paga por aproximação, com autonomia ainda limitada a 18 horas. Não é compatível com Android.

2. Samsung Galaxy Watch 5 Pro

Ecrã: 1,4 polegadas AMOLED com Always-On
Conexão: NFC, Bluetooth 5.2, GPS, LTE (opcional)
Autonomia: até 80 horas
Plataforma: Android Wear OS
Extras: Monitorização de rotas via GPS, vidro de Safira, NFC
Proteção: MIL-STD-810H, IP68

O Samsung Galaxy Watch 5 Pro está disponível em Cinza e Preto e conta com várias pulseiras compatíveis.

O Watch 5 Pro é um dos melhores smartwatch com NFC que podes comprar. É rápido, poderoso, além de muito bem construído, robusto (tem resistência à água), mas só é compatível com Android.

Trata-se de um smartwatch com GPS, ecrã AMOLED de 1,4”,16 GB de armazenamento interno, uma bateria de 590 mAh e o sistema TizenOS e Google Wear OS. A construção e robustez são ótimas, disponível em dois tamanhos.

Destaca-se pela integração com o sistema Samsung Pay para pagar com NFC ao aproximar o relógio do terminal. Tem ótima autonomia de bateria, excelente ecrã AMOLED e a boa relação preço qualidade.

3. Apple Watch SE (2022)

Ecrã: 1,78 polegadas OLED com brilho até 1000 nits
Conexão: NFC, Bluetooth, GPS, LTE (opcional)
Proteção: ecrã com vidro Ion-X
Autonomia: 18 horas
Plataforma: watchOS
Extras: deteção de acidentes

O Apple Watch SE é o smartwatch compatível com iOS que apresenta a melhor relação preço qualidade. Além disso, é um dos melhores relógios que pagam por aproximação ao terminal NFC para pagamentos contactless. Também tem GPS integrado e agora conta com a funcionalidade de deteção de acidentes.

Este relógio inteligente pode ser comprado em vários esquemas de cor, com várias pulseiras disponíveis, além de estar disponível em dois tamanhos – 40 mm e 44 mm. Tem excelente qualidade de construção e sistema operativo watchOS rápido e fácil de usar.

Em síntese, para quem procura o melhor smartwatch qualidade preço para iPhone, esta é a recomendação. Tem ecrã brilhante (até 1000 nits) e continua a ser um dos melhores relógios com pagamento por aproximação via NFC.

4. Samsung Galaxy Watch 5

Ecrã: 1,4 polegadas, Super AMOLED com Always-On
Conexão: NFC, Bluetooth 5.2, GPS, LTE (opcional)
Autonomia: até 80 horas
Plataforma: Android Wear OS
Extras: Monitorização de rotas via GPS, vidro de Safira, NFC
Proteção: MIL-STD-810H, IP68

O Samsung Galaxy Watch 5, surpreende pela leveza, qualidade de construção e conforto de utilização. É um bom smartwatch com NFC, com boa relação preço qualidade e está bem equipado para acompanhar a prática desportiva e gerir as notificações. Está disponível em Prateado, Preto e Rosa Dourado, em 40 mm e 44 mm.

À conveniência do carregamento sem fios junta-se a resistência à água, processador capaz, design minimalista, mas bem conseguido e uma boa diversidade de esquemas de cor. Pode fazer pagamentos contactless com o sistema Samsung Pay.

É, em síntese, um dos melhores smartwatch com NFC, mas só é compatível com Android. Tem boa autonomia para até 3 dias, bem como excelente ecrã AMOLED e vários sensores para a saúde, incluindo o ECG.

5. Huawei Watch GT 3 Pro

Ecrã: 1,43 polegadas AMOLED com Always-On
Conexão: NFC, Bluetooth 5.2, GPS,
Autonomia: até 14 dias
Extras: Monitorização de rotas via GPS,
Plataforma: HarmonyOS 2.0
Proteção: 5 AMT, IP68

O Huawei Watch GT 3 Pro tem ótimo desempenho, design atraente similar a um relógio clássico, bem como um excelente ecrã AMOLED. Integra a conexão NFC num relógio inteligente premium com sistema operativo HarmonyOS 2.0 e GPS integrado.

Atualmente é um dos melhores smartwatch com NFC, disponível em três acabamentos de muito boa qualidade de construção, sendo o modelo Titanium um pouco mais caro. Pode ser usado como smartwatch feminino, na sua versão Ceramic, compatível com Android e iOS, mas de momento não suporta pagamentos contactless.

Em síntese, é uma boa alternativa ao Apple Watch para Android, ou aos Galaxy Watch, também para Android. Note-se ainda que o Huawei Watch GT 3 Pro pode ser usado com smartphones iOS (iPhone).

6. Apple Watch Ultra

Ecrã: 1,92 polegadas OLED com Always-On – Retina Always-on com até 2000 nits, vidro de Safira
Conexão: NFC, Bluetooth 5.3, GPS, LTE (opcional)
Proteção: certificação IP6X, MIL‑STD 810H
Autonomia: 36 horas (até 18 horas com LTE)
Plataforma: watchOS
Extras: Certificação EN13319, Indicador de profundidade com sensor de temperatura da água, Sirene

O Apple Watch Ultra está disponível em 49 mm de caixa, com várias braceletes.

O mais avançado e robusto smartwatch Apple para desporto e aventura outdoor é um dos melhores smartwatch com NFC pela ótima qualidade de construção, simplicidade de utilização e boa durabilidade com a melhor construção nos smartwatch.

Foi concebido para funcionar perfeitamente com iPhone e pode utilizar o sistema de pagamentos contactless da marca, o Apple Pay. Para além disso, tem funções únicas para desporto e atividades intensas ao ar livre, muito além dos demais relógios.

Em síntese, este é o smartwatch Apple com NFC mais robusto com compatibilidade plena com iOS do iPhone. Assim, para quem procura um smartwatch barato com NFC e sistema Apple Pay é o modelo recomendado atualmente.

7. Ticwatch E3

Ecrã: 1,43 polegadas AMOLED com Always-On
Processador: Qualcomm Snapdragon Wear 4100
Plataforma: Wear os by google
Conexão: NFC, Bluetooth 5.2, GPS

O Ticwatch E3 está disponível em preto com caixa metálica.

A TicWatch tem alguns dos melhores smartwatch com NFC e este modelo Ticwatch E3 é o exemplo perfeito. O design é minimalista, com boa qualidade de construção e atenção ao detalhe. Usa a plataforma WearOS da Google e o sistema Google Pay.

O smartwatch tem tecnologia NFC para fazer pagamentos contactless, sendo compatível com iPhone (iOS) e Android, além de ter um ecrã AMOLED de 1,3”. Atualmente é um dos smartwatch com NFC mais baratos no mercado para Android e iOS.

Em síntese, é o smartwatch com NFC que apresenta a melhor relação preço / qualidade do momento. É muito completo para desporto e monitorização da atividade física, além de robusto com certificação IP68.

8. Ticwatch Pro 3

Ecrã: 1,4 polegadas AMOLED com Always-On
Processador: Qualcomm Snapdragon Wear 4100
Plataforma: Wear os by Google
Conexão: NFC, Bluetooth 5.2, GPS, LTE (opcional)

O TicWatch Pro 3 tem 1 GB de memória RAM, processador Qualcomm Snapdragon Wear 4100 e tecnologia NFC para fazer pagamentos através da plataforma Google Pay. Usa o sistema WearOS, tem boa qualidade de construção e autonomia de até 5 dias.

Conta com ecrã AMOLED, redondo, de 1,4 polegadas, muitas aplicações, resistência à água (IP68), além de poder alongar a autonomia até 30 dias no modo “Essencial”. A isto se junta a localização GPS e os 8 GB de armazenamento interno. Está disponível nas versões GPS e LTE.

Em síntese, é possivelmente o melhor smartwatch com pagamento NFC via sistema Google Pay. É uma boa compra se procuram longa autonomia, qualidade de construção e durabilidade (IP68), além de GPS integrado e registo contínuo da frequência cardíaca

9. Fossil Gen 6

Ecrã: 1,28 polegadas AMOLED com Always-On
Processador: Qualcomm Snapdragon Wear 4100+
Plataforma: Wear os by Google
Conexão: NFC, Bluetooth 5.2, GPS, LTE (opcional)
Extras: Assistente virtual Alexa

A 6.ª geração de relógios inteligentes da Fossil Connected, os Gen 6, estão disponíveis em três acabamentos de design sofisticado e pulseiras em metal, malha milanesa ou couro. São bons smartwatch com NFC, confirmando o potencial do WearOS da Google.

Destacam-se pelo visual casual, bem como o processador Snapdragon 4100+ da Qualcomm, além disso, têm 1 GB de memória RAM, bem como até 8 GB de armazenamento interno. A isto junta-se uma boa qualidade de construção e preço competitivo.

Para quem estiver à procura de um relógio com NFC disponível em vários modelos de design moderno, a 6.ª geração dos Fossil é uma opção a considerar. Pode fazer pagamentos via NFC através do sistema Google Pay.

10. Huawei Watch GT 3

Ecrã: 1,43 polegadas AMOLED com Always-On
Conexão: NFC, Bluetooth 5.2, GPS, LTE (opcional)
Autonomia: até 14 dias
Plataforma: HarmonyOS 2.0

A geração Huawei Watch GT 3 está disponível em vários modelos que partilham as especificações técnicas. Entre estas conta-se a conexão NFC nos mercados globais, mas sem suporte para a plataforma Google Pay, fruto das restrições aplicadas à Huawei.

São alguns dos melhores smartwatches no mercado, fornecendo qualidade de construção, ecrã AMOLED e autonomia. Usam o sistema operativo HarmonyOS 2.0, sem aplicações ou serviços Google.

Em síntese, apesar de atualmente o Huawei Watch GT 3 ser um bom smartwatch com NFC, torna-se virtualmente inútil ao não poder fazer pagamentos por aproximação.

Infelizmente, os smartwatches Huawei e relógios Amazfit com NFC, bem como os smartwatches Xiaomi com NFC disponíveis no mercado não permitem fazer pagamentos por aproximação (contactless).

Extra: Samsung Galaxy Watch 4

Ecrã: 1,4 polegadas AMOLED
Conexão: NFC, Bluetooth 5.0, GPS, LTE (opcional)
Autonomia: até 80 horas
Plataforma: Android Wear OS
Extras: Monitorização de rotas via GPS, NFC
Proteção: Corning Gorilla Glass DX+, IP68, MIL-STD-810G

O smartwatch para desporto da Samsung vem equipado com NFC, construção em alumínio e vários esquemas de cor. O Galaxy Watch 4 é capaz de monitorizar várias modalidades e faz pagamentos contactless via Samsung Pay.

Tem um processador capaz, o Exynos W920 (5 nm), usa a plataforma Android Wear OS com a One UI Watch 3, sendo compatível com Android e iOS. A isto junta-se um ecrã redondo de 1,4” com tecnologia Super AMOLED, estando disponível em dois tamanhos de caixa.

Ainda que seja um relógio mais antigo, mantém-se funcional. com boa autonomia para até 3 dias e bom ecrã AMOLED de 1,4 polegadas. Atualmente é um smartwatch com NFC, mais acessível, ótimo para desporto (conta com ECG e GPS integrados).

A tecnologia NFC em 5 pontos

1. A sigla NFC (Near-Field Communications) refere-se a uma tecnologia de comunicação a curta distância. O 1.º padrão foi definido em 2003 e, desde então já está presente numa grande variedade de produtos, mediando várias situações do quotidiano.

2. A tecnologia NFC usa o emparelhamento magnético para enviar, ou receber sinais. À distância máxima de 10 cm, ou mínima (contacto), é criado um campo eletromagnético em que o dispositivo ativo comunica com o passivo (2 tipos existentes).

3. Existem 3 modos de operação. (1) O modo peer-to-peer – dispositivos NFC ativos trocam informação entre si, alternado entre estados ativos e passivos. (2) O modo Leitura/Escrita – dispositivos NFC ativos lêm, ou escrevem, informação num dispositivos passivo. (3) O modo de simulação de cartão eletrónico é usado para fazer pagamentos contactless.

4. Tecnologia segura. Ambos os terminais NFC têm que estar a uma distância mínima de 10 centímetros para funcionarem, algo que dificulta a intromissão de terceiros no sistema. Em síntese, a tecnologia NFC é, regra geral, bastante segura.

5. O NFC é usado para vários fins. Além dos pagamentos contactless, as tags NFC podem ser usadas para marketing e publicidade, ou integradas em algumas aplicações para telemóveis Android e iOS.

Nota, por fim, que a conexão NFC por si só não significa que poderás fazer pagamentos contactless. Para tal é necessário que cada relógio suporte uma plataforma de pagamentos como a Apple Pay, Samsung Pay, Google Pay, entre outras.

Segue os nossos guias e faz a melhor compra:

Os melhores smartwatch da atualidade
Os melhores smartwatch compatíveis com iPhone
Os melhores smartwatch baratos a comprar
O melhor smartwatch Xiaomi para cada utilizador
Os melhores smartwatch com estilo feminino
Os melhores smartwatch de criança
Como escolher um smartwatch: passos para uma boa compra!