5G alimenta crescimento de receitas

5G alimenta crescimento de receitas

Existe uma tendência positiva de crescimento das receitas desde o início de 2020 nos operadores de todos os países que estão no Top 20 da implementação do 5G, representando cerca de 85% de todas as subscrições a nível mundial.

 

A edição especial do Ericsson Mobility Report – denominada Business Review Edition – aborda estas oportunidades de monetização e identificou uma correlação entre a adoção de 5G e o crescimento das receitas.

 

Este relatório conclui que os modelos diferenciados de preços são essenciais para os prestadores de serviços, não só para responder eficazmente às necessidades individuais de cada cliente, como para continuar a impulsionar o crescimento das receitas a longo prazo. E que, após um período de crescimento lento ou nulo, as curvas de receitas dos serviços sem fios estão novamente em crescimento nestes mercados líderes, graças ao crescimento do número de assinaturas 5G.

 

O Top 20 dos mercados 5G – Austrália, Bahrein, China, Dinamarca, Finlândia, Hong Kong, Irlanda, Japão, Kuwait, Mónaco, Noruega, Qatar, Arábia Saudita, Singapura, Coreia do Sul, Suíça, Taiwan, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido e EUA – assistiu assim a um aumento significativo do desempenho da rede após a introdução dos serviços 5G.

 

A estagnação das receitas tem-se revelado um desafio para os prestadores globais de serviços, muitas vezes com impacto nas decisões de investimento na rede como parte das suas estratégias de crescimento empresarial, conhecidas como monetização da indústria.

 

Como previsto, a Banda Larga Móvel Melhorada (eMBB) é o principal caso de uso inicial para 5G, impulsionada pelo aumento da cobertura geográfica e ofertas diferenciadas. Mais de mil milhões de assinaturas de 5G estão atualmente ativas em cerca de 230 redes comerciais, live, a nível mundial. O 5G e a eMBB oferecem as melhores oportunidades de receitas, ao serem uma extensão do negócio existente dos prestadores de serviços, apoiando-se nos mesmos modelos e processos de negócio. Mesmo nos 20 principais mercados de 5G, cerca de 80% dos consumidores ainda não adotaram subscrições de 5G, o que é um ponto de referência para o potencial de crescimento das suas receitas.

 

Este é o segundo maior caso de uso inicial de 5G, particularmente em regiões com mercados de banda larga sem qualquer serviço ou mal servidos. O FWA oferece um potencial atrativo de crescimento de receitas para os PSC, uma vez que utiliza em grande parte bens móveis de banda larga. Prevê-se que as ligações FWA atinjam os 300 milhões de utilizadores dentro de seis anos.

 

Para além das assinaturas ao nível dos consumidores, existem crescentes oportunidades a nível empresarial e no setor público, um pouco por todo o mundo. O 5G permite um valor significativo para as empresas, com redes 5G privadas e wireless de grande amplitude a serem implementadas para uso empresarial e industrial.

 

Atualizar as redes 4G existentes para o 5G tem um potencial de promoção do crescimento, o qual pode aumentar até 10 vezes em capacidade, e reduzir o consumo de energia em mais de 30 por cento, oferecendo assim a possibilidade de incrementar as receitas e baixar os custos, enquanto impacta sobre a sustentabilidade.