Consumidores valorizam cada vez mais opções de locais de entrega além do domicílio

Consumidores valorizam cada vez mais opções de locais de entrega além do domicílio

A apresentação de locais alternativos de entrega, como por exemplo lojas de conveniência ou cacifos automáticos de encomendas, começam a ser alternativas aceites pelos consumidores.

 

Esta é uma das conclusões da 2.ª vaga do Barómetro CTT 2023 onde, através de vários inquéritos, medimos o pulso ao mercado de e-commerce a nível nacional e questionamos várias empresas líderes do setor, em diversas categorias.

 

De acordo com a análise, apesar de o domicílio continuar a ser a opção preferida dos clientes – e, consequentemente, a mais utilizada -, numa era cada vez mais tecnológica e em que o consumidor privilegia cada vez mais a sua autonomia, as opções de entrega fora do domicílio já rondam valores similares em termos de grau de preferência (3,5 numa escala de 0 a 5) e tendem a ganhar mais adesão num futuro próximo.

 

As soluções alternativas, como os referidos cacifos inteligentes ou pontos de conveniência, aos quais acrescem o local de trabalho ou click&collect, trazem mais liberdade a quem faz as suas compras online, tornando as entregas mais eficientes.

 

Mas para ganharem terreno, as empresas sabem que um dos critérios fundamentais para melhorar a experiência de compra online prende-se com a velocidade das entregas. Cientes dessa necessidade, cerca de 27,3% dos membros do painel do Barómetro afirmam já oferecer uma solução de entrega no próprio dia e outros 27,3% referem vir planear fazê-lo a médio prazo.

 

Tendência que veio para ficar

 

Depois de um crescimento sem precedentes durante a pandemia, em que os consumidores recorreram às compras online por necessidade, muito se questionou sobre o futuro desta tendência.

De acordo com os peritos inquiridos neste estudo, a maioria – 82,2% – apontou que, nos respetivos setores onde as suas empresas atuam, as vendas online estabilizaram ou cresceram no primeiro semestre deste ano, face ao período homólogo. Apenas 17,8% afirmam ter registado um decréscimo nas vendas. 

 

Resultado da preferência dos consumidores pelas compras online, mais de metade das empresas do painel (57,8%) disseram que o peso das compras online no setor onde operam é superior a 10% do total das compras.

Para o conjunto do ano, apesar das condições de incerteza económica a nível global – resultado da guerra na Ucrânia sem fim à vista -, cerca de 80% dos inquiridos perspetiva um crescimento ou manutenção do total das vendas online face a 2022.

 

Sustentabilidade é prioridade na hora de decidir

 

Na ordem do dia e cada vez mais enraizadas na sociedade estão as questões ligadas à Sustentabilidade. Segundo a análise, as iniciativas com maior adesão são a comercialização de produtos sustentáveis e a utilização de embalagens recicláveis (64,3% e 61,9%, respetivamente). Neste campo, apenas 4,8% dos peritos inquiridos afirmaram não ter o tema da Sustentabilidade na agenda para o próximo ano.

 

Nesta 2.ª vaga do Barómetro CTT 2023, o preço para devolver um produto continua a ser um obstáculo relevante, lado a lado com a disponibilização de uma rede de pontos de devolução adequada às preferências dos compradores. Um dos fatores determinantes para o sucesso é a escolha de parceiros logísticos que possam ajudar o seu negócio neste domínio.

 

Por fim, a tecnologia assume um papel de destaque no futuro do e-commerce e os investimentos em ferramentas de Análise de Dados e Inteligência Artificial são vistos como prioritários em relação a outras inovações.

 

Já o Metaverso ainda está a dar os primeiros passos na sua importância e prioridade de investimento. Entre outras vantagens, apostar nestas áreas permite trabalhar a personalização da jornada do consumidor e caminhar para uma experiência de compra cada vez mais satisfatória.

 

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