Inteligência Artificial, vantagem ou perigo no domínio da educação?

Inteligência Artificial, vantagem ou perigo no domínio da educação?

A emergência da inteligência artificial (IA) constitui um marco na informática e na sociedade. Os notáveis progressos realizados neste domínio terão um impacto cada vez mais profundo em todas as áreas da atividade humana, política, económica e social. O Papa Francisco salientou que é necessário estar atento para que uma lógica de violência não se enraíze na utilização da IA. Por isso, o tema do próximo Dia Mundial da Paz, a 1 de janeiro de 2024, é “Inteligências Artificiais e Paz”.

 

A este respeito, o Dicastério para o Desenvolvimento Humano e Integral nota que o Santo Padre apela a um diálogo sobre as potencialidades e os riscos da IA. O Pontífice exorta a orientar o uso da IA de uma forma responsável e ao serviço da humanidade. “A tutela da dignidade A consciência da pessoa e o cuidado da fraternidade humana são condições essenciais para que o desenvolvimento tecnológico possa contribuir para a promoção da justiça e da paz no mundo“, indica o Dicastério.

 

Um dos domínios com enorme potencial é a utilização da IA ao serviço da educação. As ferramentas derivadas da IA têm a capacidade e o potencial de mudar para melhor (ou pior) a forma como aprendemos. Como utilizar a tecnologia e, em particular, a Inteligência Artificial para melhorar os processos de ensino e reforçar a educação? Quais são os desafios e as vantagens para professores e alunos?

 

Para responder a estas questões, a Omnes entrevistou Rushton Huxley, fundador da organização “.Next Vista for Learning“e professor de “Soluções Criativas para o Bem Global” e “Soluções Avançadas para o Bem Global” na Junipero Serra Catholic High School em San Mateo, Califórnia. Huxley foi o orador principal da Conferência C3 para a Comunicação Global, organizada pela Arquidiocese de Los Angeles, de 2 a 4 de agosto, com o objetivo de formar o corpo docente e o pessoal das escolas católicas sobre o potencial da IA nas instituições educativas católicas. 

 

Pode falar-nos um pouco sobre o seu trabalho e a organização que fundou, a Next Vista Learning? 

 

Sou o fundador e diretor executivo da Next Vista Learning, que dirijo há 18 anos. A organização gere um sítio Web que é basicamente uma biblioteca de vídeos feitos por e para professores e estudantes de todo o mundo sobre abordagens criativas ao ensino e à aprendizagem. Sou também diretor de inovação na Junipero Serra High School em San Mateo, Califórnia. E dou aulas lá com outro professor.

 

Porque é que a Next Vista Learning foi criada? 

 

Em 2005, reparei que muitas crianças tinham problemas em aprender algumas matérias na escola. Eu sabia que, algures, havia um professor que tinha uma forma inteligente ou criativa de explicar a matéria. Por isso, decidi criar um espaço onde essas explicações inteligentes e curtas estivessem disponíveis gratuitamente para as crianças. Ao longo do tempo, foram também adicionados à biblioteca vídeos em que as próprias crianças explicam alguns tópicos e fazem-no demonstrando como aprenderam, partilhando ideias sobre como aprender. Já temos cerca de 2.800 vídeos no sítio Web. Abrangem vários temas, desde a aprendizagem do inglês até ao serviço nas comunidades. Há diferentes conteúdos neste espaço.

 

Acha que a inteligência artificial vai marcar um antes e um depois na educação?

 

Sim, estou no mundo da tecnologia educativa há muito tempo e, nos últimos anos, surgiram muitas ferramentas que permitem criar os seus próprios meios digitais e colaborar em equipas, por exemplo, com o “Google Workspace”. Atualmente, é possível mostrar mapas aos alunos através da realidade virtual. A Inteligência Artificial (IA) generativa, como o chat GPT, ou o “Google Bard” desafia-nos de muitas formas. Um deles é pensar se, no ensino, temos pedido aos alunos que formulem as suas perguntas e respondam corretamente. Por exemplo, se queremos que eles aprendam a escrever, podemos pedir-lhes que escrevam um texto muito elaborado, com indicações precisas. Nesse caso, o que temos de fazer é ensiná-los a pensar sobre o tipo de coisas que devem estar lá antes de gerar a escrita. Depois, avaliá-la e, por fim, complementá-la. É muito importante que as crianças aprendam a escrever, mas há novas formas de o fazer graças às ferramentas que temos à nossa disposição.

 

Numa perspetiva educativa, quais são as vantagens e desvantagens das aplicações de inteligência artificial?

 

Para mim, a esperança disto é que as pessoas pensem de forma muito diferente sobre as suas próprias possibilidades. A maior vantagem para um professor é o facto de poupar tempo. Porque se pode dizer à aplicação: “Escreva um programa para a turma sobre este tema”. O professor pega nessa informação e utiliza-a na aula. 80 % do trabalho já está feito. Ou, por exemplo, se pedir à IA ideias sobre como trabalhar o tema da luta pelos direitos civis nos Estados Unidos. Provavelmente, a aplicação dir-lhe-á para pedir aos alunos que leiam a “carta da cadeia de Birmingham” de Martin Luther King Jr. Ou pedir à IA: “dê-me 10 perguntas para os alunos sobre esse argumento”. Com esta tecnologia, obtém o que é útil numa questão de segundos e isso permitir-lhe-á, enquanto professor, ser mais criativo na decisão de como ensinar ou melhorar a sua aula.

 

No caso da IA e dos estudantes, há muitas formas de aproveitar o seu potencial. Por exemplo, se escreverem um ensaio e quiserem melhorá-lo, podem introduzi-lo na aplicação de IA e pedir-lhe ideias sobre como o melhorar. Depois, podem receber feedback. O feedback não é obtido porque a IA está a pensar como um ser humano, mas porque pode gerar uma redação coerente com a pergunta que se faz, com base na vasta quantidade de informação que tem disponível. Como outro exemplo, um aluno pode perguntar à aplicação: “Faça um resumo de uma página sobre este tópico. Porquê escolher este tema? Para que, no dia seguinte, esse aluno vá para a aula e saiba o que o professor vai apresentar e, assim, possa contribuir para a aula. Não vão ser especialistas, mas quando o professor começar a ensinar a matéria, vão compreendê-la melhor. E se acharem difícil, podem pedir à IA que gere um resumo do mesmo tópico utilizando terminologia simples em inglês corrente (para alunos que falam inglês). Outro exemplo. Para os alunos que aprendem inglês (ou línguas), podem pedir à IA que gere uma lista de vocabulário relacionado com um tópico. O que é que os alunos não encontram numa IA? Se lhe pedirem para descrever uma cidade como Los Angeles ou Nova Iorque, a IA fá-lo-á. Mas se lhe pedirmos informações sobre a vida da nossa avó, que vive na cidade de Coalinga, na Califórnia, provavelmente não produzirá resultados.

 

Um dos riscos da IA é a desonestidade ou a batota na sala de aula, ou seja, os alunos copiam e colam textos que não são da sua autoria. Trata-se de um comportamento muito sensível que, nas universidades americanas, acarreta sanções muito graves, incluindo a expulsão. Como evitá-lo?

 

Nesse sentido, é um risco. Se não falarmos com os alunos sobre as coisas realmente boas, honestas e surpreendentes para as quais podem utilizar esta tecnologia, eles vão efetivamente vê-la simplesmente como uma ferramenta para fazer batota. A questão que temos de colocar a nós próprios é “será que estamos a criar os factores que tornam os alunos mais propensos a fazer batota?” As competências estão adquiridas porque foram praticadas e melhoradas. Do ponto de vista académico, quanto mais simples forem as instruções que damos aos nossos alunos, mais facilmente eles o conseguem fazer. A IA permite-nos desafiar os alunos a pensar de forma mais complexa sobre o mundo que os rodeia, sobre a validade das fontes, sobre a sua capacidade de avaliar a qualidade de um texto bem escrito com gramática e ortografia correctas. Mas para que um aluno possa pensar com esse esquema, tem de ter conhecimentos de gramática e ortografia para depois os reconhecer e avaliar. 

 

Para chegar a esse ponto, é importante mostrar-lhes histórias de vida ou experiências em que apreciem como as abordagens criativas e inovadoras podem ser úteis aos outros e fazer a diferença numa comunidade. “Posso fazer alguma coisa que faça a diferença na minha comunidade?” Mesmo que seja algo pequeno, isso cria confiança. A tarefa do professor é permitir que o aluno saiba que existe um espaço onde pode fazer algo muito interessante e academicamente significativo. Isto implica fazer mudanças na forma como os professores trabalham. Muitas coisas resultam de mudanças muito simples. Escrevi um livro chamado “Making Your Teaching Something Special”. Baseia-se na premissa de que pequenas coisas feitas em quantidade e qualidade fazem de si um melhor professor. Por exemplo, algo que acontece em todas as salas de aula é que os alunos estão sempre a gritar e parecem ser incontroláveis. O professor tem de encontrar formas de os fazer calar. Pode gritar “cala-te” várias vezes em voz alta; mas esses gritos podem fazer a criança lembrar-se dos gritos que ouve em casa e resultar numa má associação cognitiva. Mas se o professor mudar de estratégia e, em vez de gritar, pegar num sino de quinta (sou do Texas e usamos muito os sinos de quinta) e lhes sorrir para os mandar calar, é mais provável que os alunos comecem a associar o barulho do sino de quinta ao silêncio. 

 

Voltando à IA generativa, há pequenas coisas que se podem usar para ser um melhor professor. Há muitas coisas que podemos fazer para tornar o nosso trabalho mais eficaz e satisfatório a nível pessoal e profissional.

 

Fonte: Omnesmag