Inteligência Artificial na gestão de talentos: de tendência a política interna

Inteligência Artificial na gestão de talentos: de tendência a política interna

De chatbots a ferramentas de triagem de currículos, a Inteligência Artificial (IA) está a reinventar os processos tradicionais de Recursos Humanos nas empresas. A adoção de novas tecnologias na gestão de talentos em Portugal esteve no centro da discussão que marcou a primeira Conferência TechPeople, organizada pela Inetum e pelo IIRH – Instituto de Informação em Recursos Humanos, no Porto.

O que antes era considerado o futuro das práticas de Recursos Humanos torna-se agora uma realidade para as empresas e uma ferramenta crucial para enfrentar os desafios corporativos atuais. Estas tendências têm vindo a transformar-se em políticas internas, moldando a forma como as organizações abordam a gestão de talentos e recursos humanos dentro das suas operações.
 
Jorge Nájera, Country Manager da Inetum Portugal, refere: “À medida que a transformação digital acelera, as empresas precisam de adotar abordagens cada vez mais ágeis e inovadoras para garantir uma gestão eficaz dos recursos humanos. A IA oferece ferramentas eficazes para prever tendências, otimizar a força de trabalho e capacitar o desenvolvimento das equipas”.

 

Uma das principais tendências observadas na conferência foi a utilização de IA para melhorar a seleção de talentos. Ferramentas de análise de currículos que identificam rapidamente competências e características relevantes tornam os processos de recrutamento mais eficientes. Além disso, esses sistemas são capazes de prever tendências de rotatividade de funcionários, ajudando as empresas a desenvolver estratégias proativas de retenção de talentos.

 

Chatbots e assistentes virtuais estão a automatizar tarefas administrativas e proporcionando respostas rápidas sobre políticas e benefícios corporativos. Além disso, os sistemas de IA começam a ser empregados no desenvolvimento de programas de formação personalizados para colaboradores, identificando as necessidades de capacitação de forma eficiente.

 

Apesar dos avanços e benefícios da IA, a conferência sublinhou a importância de manter um equilíbrio entre a eficiência dos processos automatizados e a sensibilidade humana nas decisões estratégicas. Este equilíbrio é fundamental para a evolução harmoniosa da gestão de talentos nas organizações.

 

A TechPeople, organizada pela Inetum, líder de mercado em serviços de TI e implementação de soluções SAP, em colaboração com o IIRH, proporcionou um amplo leque de perspectivas sobre a aplicação da IA nos Recursos Humanos. O evento representou um marco significativo na discussão sobre a integração da tecnologia na gestão de talentos em Portugal.