Dormir mais e melhor – o desafio do século XXI

Muitos dias de trabalho são perdidos todos os anos devido ao cansaço dos funcionários. Na estimativa do prejuízo financeiro estão os custos com a saúde gerados pelos impactos de longo e curto prazos que a privação de sono causa sobre cérebros e corpos. O tema passou a ser recorrente com o aumento das pesquisas e isso desencadeou uma indústria dedicada a ajudar as pessoas a dormirem.

 

Conforme a sociedade fica cada vez mais cansada, as empresas percebem que há uma oportunidade crescente para inovação no segmento. 

 

O impacto do sono na saúde

Estudos clínicos e científicos mostraram já que dormir pouco pode aumentar o risco de Alzheimer, causar aumento de peso e tornar os adultos até 200% mais vulneráveis a episódios cárdio e cerebrovasculares. Há até quem afirme que o problema está rapidamente a tornar-se um dos maiores desafios do século XXI. Ao ajudar as pessoas a dormirem melhor, a tecnologia do sono pode ser o próximo passo no desenvolvimento humano e na longevidade. Dormir bem constitui assim um dos pilares da saúde e do bem-estar.

Novas tecnologias que prometem ajudar 

Uma vasta gama de produtos está a ser introduzida no mercado para tentar resolver problemas comuns de sono causados por temperatura imprópria do quarto, ruído, luz excessiva ou distúrbios como apneia e insónia. Se a tecnologia puder regular a temperatura, minimizar distrações e tratar distúrbios, então o sono vai melhorar significativamente. Além disso, produtos que prometem estimular o sono profundo restaurador ou sensores que podem detetar fatores de saúde relevantes também serão de extrema utilidade. 

 

Como tal, o mercado da tecnologia do sono parece cheio de novos produtos que podem revolucionar verdadeiramente a forma como dormimos. Almofadas com sensores, fones para abafar os ruídos, vendas que cobrem os olhos e utilizam luz, cor e sons para manter o utilizador a dormir, iluminação programável,  aparelhos que “ensinam” a dormir e outros que criam um ambiente sonoro propício a uma boa noite de sono, aplicações de coaching  de sono com conselhos personalizados…

 

Regular a tecnologia para otimizar e melhorar o sono vai permitir que, finalmente, possamos atingir o máximo de recuperação e descanso.

Bons sonhos!