As 5 principais profissões mais afetadas pelos sistemas de IA

As 5 principais profissões mais afetadas pelos sistemas de IA

As 5 principais profissões mais afetadas pelos sistemas de inteligência artificial (IA), como o Chat GPT, são: profissionais de telemarketing, professores universitários de língua e literatura inglesa, de língua estrangeira, de história e de direito.

 

Em declarações à EFE, o professor da Universidade de Nova Iorque Robert Seamans, que esteve envolvido num estudo sobre como os modeladores de linguagem como Chat GPT, GPT-4, Bing e Bard irão afetar as profissões, apontou que o telemarketing demonstrou ser a profissão “mais exposta a mudanças na modelação linguística”.

 

Inteligência Artificial: um sucesso ou retrocesso na mesma medida?

 

Entretanto, não é possível confiar inteiramente no que diz o Chat GPT-4. Segundo Fabrício da Mota Alves, sócio de direito digital do Serur Advogados, o software é eficiente para escrever um bom texto sobre um determinado assunto. Entretanto, não significa que a informação dada pela IA está correta podendo gerar desinformação, resolver problemas de código incorretamente e cometer equívocos ao solucionar problemas de matemática básica. 

 

A automação promovida pela inteligência artificial pode diminuir a necessidade de humanos no desempenho de certas funções. Empresas como a Microsoft ou a Google defendem que os software que simulam as conversações humanas (chatbot) são um copiloto ou assistente para os utilizadores em geral.

 

As capacidades do GPT-4, a última versão do OpenAI – criadores do ChatGPT – podem resolver “novas e difíceis tarefas” com “desempenho a nível humano” em áreas como matemática, codificação, medicina, direito e psicologia, de acordo com um artigo publicado em março por investigadores da Microsoft, uma empresa que investiu milhares de milhões na OpenAI.

 

Empregos mais “ameaçados”

 

Outras profissões não educacionais que surgem entre as 20 mais afetadas foram: sociologia, ciência política, mediadores e juízes e magistrados. A lista apresentada pela plataforma Chat GPT-4 são diversas: vão desde atividades laborais, como cortador de cana-de-açúcar, até às profissões intelectuais, como advogados.  

 

  • Analistas de inquéritos (84.4)
  • Escritores e Autores (82,5)
  • Intérpretes e tradutores (82.4)
  • Especialistas em Relações Públicas (80,6)
  • Zoologista (77,8)

 

“O telemarketing foi a profissão que encontrámos mais exposta a mudanças na modelação linguística ou avanços na modelação linguística, seguido por outras profissões como o ensino”, disse Seamans.

 

Fonte