Estudo de mercado coloca Produto do Ano como um dos dois melhores Sistemas de Avaliação.

Estudo de mercado coloca Produto do Ano como um dos dois melhores Sistemas de Avaliação.

  • Selo que mais motiva a compra através da qualidade dos produtos
  • O segundo prémio que mais comunica por meios próprios (56%)
  • 14% notoriedade espontânea e 55% notoriedade total
  • Um dos 2 selos que mais despertam a atenção do consumidor no ponto de venda

 

Estudo de mercado coloca Produto do Ano como um dos dois melhores Sistemas de Avaliação, destacando-se pela confiança sobre a qualidade dos produtos, diferenciação e inovação.

 

O estudo foi realizado pela Netsonda e a More Results, entre 10 de março e 12 de abril, com uma amostra de 800 pessoas representativa da população portuguesa (continente e ilhas). Para este efeito, foram observados 10 sistemas de avaliação, permitindo conhecer o benefício que estes sistemas trazem aos consumidores no momento de escolha dos seus produtos, serviços e marcas. O estudo incluiu ainda um sistema de Eye Tracking que permitiu avaliar o impacto que cada um dos selos dos sistemas de avaliação têm no momento da escolha dos produtos presentes em retalho.

 

Notoriedade

Quando se fala de sistemas de avaliação de marcas, produtos ou serviços aos consumidores, o selo que se lembram no momento é a Escolha do Consumidor e em segundo lugar o selo Produto do Ano com uma taxa de 14%, alcançando uma notoriedade total de 40% dos consumidores.

 

Efeito da Comunicação

Para os consumidores, o Produto do Ano é o selo com maior destaque a comunicar através da televisão e publicidade offline, ou seja, são os canais que mais se recordam de ter visto ou ouvido falar do selo Produto do Ano.

Em termos de comunicação em meios próprios, 56% dos inquiridos destacam o Produto do Ano, tanto na publicidade das marcas vencedoras como do próprio sistema de avaliação e respetivas metodologias, nas suas redes sociais.

 

Influência na decisão de compra

Quase 90% da amostra assume que os sistemas de avaliação têm influência nas suas decisões, logo poderão ter um grande impacto nos processos de compra, sendo os principais drivers de influência, a transmissão de confiança e qualidade.

Deste modo, o Produto do Ano é o segundo selo mais influente, seguido da Escolha do Consumidor, como um dos que mais motiva os consumidores a comprar produtos/serviços, porque é considerado sinónimo de qualidade dos produtos.

 

 

Sobre o “Produto do Ano” 

O Produto do Ano é o único método de avaliação da inovação em produtos com presença mundial e certificado em Portugal com o ISO9001 em gestão de qualidade. Atualmente presente em 46 países, o seu objetivo é guiar os consumidores até aos melhores produtos do mercado e premiar os produtores pela qualidade e inovação. Em Portugal, o Produto do Ano constitui um poderoso instrumento de marketing para as empresas premiadas, com resultados comprovados no aumento de vendas, da distribuição e da notoriedade da marca.