REFUJOB: nova plataforma com empregos para refugiados da Ucrânia

REFUJOB: nova plataforma com empregos para refugiados da Ucrânia

A Refujob é a nova plataforma sem fins lucrativos criada com o objetivo de estabelecer uma ponte entre os ucranianos à procura de emprego em Portugal e as empresas portuguesas que dispõem de oportunidades para estes profissionais. A plataforma pretende proporcionar uma integração mais rápida em Portugal e um futuro melhor para pessoas que tiveram de mudar a sua vida de forma tão abrupta.

 

Este projeto surge na sequência de uma viagem humanitária à Polónia para ajudar os fugitivos da guerra. No regresso, a equipa de voluntários, liderada pelo empresário e perfumista Lourenço Lucena, dedicou-se a conseguir encontrar as melhores soluções de alojamento e emprego para os 35 refugiados que trouxeram consigo. Através de contactos feitos durante a viagem conseguiram alojamento e emprego para todas as pessoas, pelo que rapidamente se concluiu que muitas empresas portuguesas, sensíveis ao que se passa na Ucrânia, têm grande disponibilidade para oferecer oportunidades de emprego.

 

À chegada, Lourenço Lucena, CEO da agência criativa BLUG mobilizou a sua equipa para idealizar o projeto e conceber uma plataforma que colmatasse as necessidades sentidas pelos refugiados ao nível da procura de emprego e a vontade das empresas em apoiar esta comunidade. A BLUG aliou-se ao NOVA Innovation & Analytics Lab da NOVA IMS para concretizar a ideia.

 

Nas palavras de Lourenço Lucena “depois de contactarmos na primeira pessoa com uma realidade tão avassaladora, é difícil voltarmos para o conforto de casa sem quereremos fazer mais. Este é o momento de todos mostrarmos a nossa humanidade”.

 

Com o lema “Recuse-se a desistir”, o Refujob, disponível em ucraniano e inglês, disponibiliza, de forma simples e intuitiva, informações úteis para os refugiados da guerra na Ucrânia, bem como funcionalidades para procura e oferta de empregos, mediante o preenchimento de um formulário. Após a submissão do formulário, o perfil do candidato é analisado e em função das oportunidades de emprego disponibilizadas pelas empresas, são apresentadas as opções mais ajustadas, considerando a sua formação, experiência e competências.

Às empresas portuguesas é lançado o repto de acederem à plataforma e preencherem o formulário de oferta de emprego, onde de forma clara e detalhada podem caracterizar as ofertas que têm disponíveis e, assim, contribuir para uma empregabilidade mais ajustada e assegurando o candidato certo para cada posição.