Recrutamento no setor da energia dinamizado pelos renováveis e Green Market

Recrutamento no setor da energia dinamizado pelos renováveis e Green Market

Dinamizado sobretudo pela procura de processos direcionados a Energias Renováveis e Green Market,

o mercado de Energia em Portugal vive um momento positivo. Destacam-se os setores de hidrogénio, eólico, fotovoltaico e hídrico e projetos de descarbonização e sustentabilidade.

 

Nos próximos anos, prevê-se que surjam novas fontes de energia para alimentar a economia global. Nesse âmbito, Portugal está a acompanhar a meta de descarbonização estabelecida na Europa até 2030, destacando-se o hidrogénio verde como um bom substituto do gás natural. “Neste contexto, houve uma crescente necessidade de recrutar, tendo sido criados novos postos de trabalho. Salienta-se o facto de o talento especializado ser mais escasso em comparação com outras geografias, caso da Europa Central, apesar de haver um crescente interesse dos profissionais pelo mercado de Energias Renováveis”, destaca Vanessa Sousa, Consultant na Hays.

 

Perfis mais e menos solicitados

 

Com a aprovação de vários projetos em curso, o perfil de Gestor de Projeto destaca-se entre os mais procurados em 2022, bem como o de Gestor de Projeto Energia, devido ao reforço de projetos de descarbonização e Energia Verde.

 

Vanessa Sousa acrescenta: “Este mesmo motivo levou à uma maior procura pela função de ESG & Sustainability Specialist (particularmente difícil de identificar no mercado) e, por outro lado, a uma menor procura por Gestores de Projetos Oil & Gas.”

 

Já o aumento do custo da matéria-prima “levou à necessidade de encontrar novos fornecedores, pelo que o perfil de Compras também esteve em destaque. Destaca-se ainda a função de Coordenador O&M devido ao aumento de estrutura e ativos, nomeadamente, asset management em parques fotovoltaicos”, acrescenta.

 

Perspetivas para 2023

 

Sendo Portugal um dos países mais ricos em Recursos renováveis, a mudança climática deverá novas gerar oportunidades. Uma situação que é reforçada pela atual situação política na Europa e pela atenção dirigida a processos sustentáveis e Environmental Friendly. Aliás, este é o setor para o qual será mobilizado o talento proveniente da energia tradicional, como o Oil & Gas.

 

“Em termos de recrutamento, a tendência deverá manter-se com as funções de Gestor de Projeto e de Compras a serem muito procuradas, bem como a de Site Manager, devido ao arranque de obras que estavam em stand-by. O dinamismo no setor e a requisição de perfis especializados levará, por sua vez, a um crescente aumento salarial e à adição de benefícios ao pacote salarial, como seguro de saúde, bónus anual ou viatura para algumas funções”, conclui Vanessa Sousa, Consultant na Hays.