Novo pólo de inovação da NOS em Ponte de Sor

Novo pólo de inovação da NOS em Ponte de Sor

Em parceria com a Câmara Municipal de Ponte de Sor e com o Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), a NOS anunciou a criação de um Polo de Competências na Região, com o objetivo de acelerar a transformação digital e coesão territorial do Alto Alentejo.

 

Resultante da reconversão do antigo Mercado Municipal de Ponte de Sor, este polo de inovação vai acolher empresas de serviços de matriz tecnológica e digital, entre as quais a própria NOS. No local, a empresa pretende instalar um espaço colaborativo e criar 25 novos postos de formação/trabalho altamente qualificados para o desenvolvimento de projetos e use cases no âmbito da Engenharia informática e Eletrotécnica.

 

O compromisso formalizado hoje inclui também a celebração de uma parceria com o Instituto Politécnico de Portalegre para formação de profissionais em TI, que tem por base o desenvolvimento de uma oferta formativa de matriz tecnológica, materializada numa primeira fase, num Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Programação Ágil e Segurança de Sistemas de Informação.

 

Com uma duração de dois anos, este CTeSP é ministrado pelo IPP com o objetivo de formar profissionais para desenvolvimento de aplicações informáticas com tecnologias baseadas em metodologias ágeis e aplicações de segurança de sistemas de informação.

 

Com início em 2022, o curso em Programação Ágil e Segurança de Sistemas de Informação ambiciona integrar 20 a 25 alunos por ano e por turma, com os primeiros formados a poder integrar o mercado de trabalho em 2024, após concluírem um estágio profissional realizado no contexto das equipas da NOS em Ponte de Sor.

 

Fonte