Ecocentro móvel encaminhou mais de 46 toneladas de resíduos para reciclagem

Ecocentro móvel encaminhou mais de 46 toneladas de resíduos para reciclagem

No início de 2021 a LIPOR e os seus Municípios Associados criaram uma solução inovadora para facilitar a entrega de resíduos e materiais cujo destino não é o ecoponto. Findo o ano 2021 os resultados são positivos e foram encaminhadas para Reciclagem 46,3 toneladas de resíduos.


Assim, para se aproximar dos munícipes e facilitar a entrega de fluxos com características específicas, nasceram os Ecocentros Móveis que, de uma forma itinerante, percorrem os 8 municípios associados à LIPOR.


Durante todo o ano os Ecocentros Móveis estiveram disponíveis para receber os seguintes materiais para valorização e/ou tratamento: CD’s e DVD’s, Pequenos Equipamentos Elétricos e Eletrónicos, Embalagens e Latas com restos de produto (verniz, tinta, solventes, produtos de limpeza), Lâmpadas Led e Fluorescentes, Papel não embalagem (jornais, revistas, livros e folhas), Pilhas e Baterias, Tinteiros e Toners e Rolhas de Cortiça.


Em 2022 os Ecocentros Móveis continuam a viagem pelos municípios. Os cidadãos podem informar-se sobre quando e onde estará o Ecocentro Móvel mais perto de si no site da Lipor e dos respetivos municípios.
Continue a contribuir para este projeto cujo objetivo é tornar a prática da reciclagem cada vez mais acessível para que, desta forma, continuemos a caminhar juntos para uma Economia Circular.

 

Sobre a LIPOR
 
LIPOR é a entidade responsável pela gestão, valorização e tratamento dos resíduos urbanos produzidos pelos Municípios associados: Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde.
 
LIPOR trata anualmente cerca de 500 mil toneladas de resíduos urbanos produzidos por 1 milhão de habitantes. Sustentada nos modernos conceitos de gestão de RU, a LIPOR desenvolveu uma estratégia integrada de valorização, tratamento e confinamento dos RU, baseada em três componentes principais: Valorização Multimaterial, Valorização Orgânica e Valorização Energética, complementadas por um Aterro Sanitário para receção dos rejeitados e de resíduos previamente preparados.
 
Ao assumir de forma clara que a gestão de resíduos é realizada na ótica do recurso, a LIPOR firma todos os esforços na sua valorização mais adequada, abordagem esta que tem por base a projeção de um modelo circular de negócios, e é sustentada por projetos demostrativos das práticas circulares de suporte. A atuação da Organização permite consolidar um posicionamento que se preconiza pela criação de valor no ciclo produtivo, caracterizado pela reintrodução do “resíduo” como “recurso” na cadeia de valor.