Robôs do Alibaba entregam mais de um milhão de pedidos

Robôs do Alibaba entregam mais de um milhão de pedidos

Alibaba DAMO Academy, a iniciativa de pesquisa global criada pelo Alibaba Group, anunciou que o veículo de logística de última milha “Xiaomanlv”, desenvolvido pelo seu laboratório de direção autónomo, entregou mais de um milhão de pedidos de remessa em setembro de 2021.

 

Atualmente, há mais de 200 Xiaomanlv a operar em 22 províncias na China, com objetivo de implementar um total de 1.000 veículos até março do próximo ano.

 

Cada robô pode entregar cerca de 50 pacotes de cada vez e até 500 caixas por dia, totalizando 100 quilómetros com uma única carga.

 

O laboratório também anunciou planos para aumentar a frota de Xiaomanlv para 10.000 nos próximos três anos, aumentando a capacidade de entrega para um milhão de pacotes por dia.

 

Segundo Gang Wang, chefe do Laboratório de direção autónoma da Alibaba DAMO Academy: “Através da nossa solução proprietária de fusão multissensor e plataforma da máquina de ponta AutoDrive, somos capazes de atingir o nível L4 de direção autónoma sem depender de sensores caros de alta definição para navegar. Isso permite-nos reduzir significativamente os nossos custos de hardware. Como resultado, o custo total por unidade de produção e operação é apenas cerca de um terço da média da indústria ”.

 

Wang revelou ainda que o laboratório tem trabalhado com a Cainiao, braço logístico do Grupo Alibaba, em camiões de entrega sem motorista, com o objetivo de possibilitar entregas autónomas em cenários de maior velocidade e em distâncias mais longas. Estima que que os camiões possam estar a circular nas vias públicas de várias cidades dentro de três anos.