Avião-drone transportará até 40 passageiros

Avião-drone transportará até 40 passageiros

Não são os tão esperados carros voadores, nem exatamente helicópteros elétricos, mas veículos elétricos de aterragem e decolagem verticais, mais conhecidos pela sigla em inglês VTOL (Vertical Take-Off and Landing).

 

Aviões VTOL existem há décadas, mas agora é vez dos eVTOL, veículos com motores elétricos, de baixo consumo, baixo ruído e sem a ventania que poderia arruinar os telhados das casas quando forem usados como táxis.

 

A mais recente novidade é o conceito Kelekona, apresentando pela empresa de mesmo nome, sediada nos EUA.

 

Em comparação com os táxis aéreos já conhecidos, como o Volocóptero, eHang 184, Lilium e outros, o Kelekona é muito maior.

 

Com seu design futurístico, o eVTOL está a ser desenvolvido para carregar até 40 passageiros ou 4,5 toneladas de carga, com uma autonomia prevista de 530 km.  O design do mesmo é uma asa e os flaps na traseira foram desenhados para auxiliar na sustentação.

 

A propulsão é típica do conceito VTOL, com os oito motores voltados para baixo durante a decolagem e a aterragem, ajustando-se para a posição de impulsão conforme o Kelekona chega à altitude de cruzeiro.