Centro 2020. Inovação e desenvolvimento tecnológico foram alvo de investimento na área da Ciência

Desde o início do programa, o Centro 2020 apoiou um total de 565 projetos na área da Ciência com mais de 200 milhões de euros em fundos europeus.

Entre os projetos contam-se iniciativas promovidas por mais de 290 empresas com apoios à inovação e desenvolvimento tecnológico. O programa apoiou também a investigação científica e a promoção de conhecimento nas instituições de Ensino Superior da região, bem como criação de infraestruturas como parques de ciência ou incubadoras.

Uma das iniciativas apoiadas neste período é a Rede Nacional de Imagiologia Funcional Cerebral, um projeto liderado pela Universidade de Coimbra que junta a investigação à área da medicina nuclear.

No âmbito do Centro 2020, a rede recebeu uma dotação de mais de 5 milhões de euros. O maior bolo de investimento serviu para a aquisição de dois novos tomógrafos PET. Miguel Castelo Branco, o investigador responsável pelo projeto, explica que os equipamentos permitem “uma colaboração muito íntima entre médicos e investigadores na produção de conhecimento na área do diagnóstico e da terapêutica”, em particular “na área das neurociências clínicas”, mas também em áreas como “a cardiologia e a oncologia”.

Miguel Castelo Branco explica que este tipo de investimentos são “críticos”, uma vez que a tecnologia na área está em constante evolução, e declara-se “bastante satisfeito” com a existência de financiamento para responder às necessidades.