NESTLÉ instala guarda-sóis sustentáveis

Nestlé Professional instala guarda-sóis que melhoram a qualidade do ar e aumenta percentagens do uso de plástico reciclado.

 

A NESTLÉ PROFESSIONAL, através da marca BUONDI, está a renovar as suas esplanadas através da instalação de guarda-sóis que neutralizam os gases libertados pelos veículos automóveis e outras substâncias nocivas, tornando o ar mais limpo. A poluição do ar representa um dos grandes desafios, especialmente nas cidades, devido ao seu impacto negativo no ambiente e na saúde das pessoas. Esta iniciativa pioneira reforça o compromisso da marca portuguesa em contribuir para uma melhor qualidade de vida e para um futuro mais saudável.

 

Esta inovação é fruto da parceria da NESTLÉ PROFESSIONAL com a EZPELETA, parceiro estratégico da Nestlé Portugal que – com recurso à nanotecnologia – desenvolveu um tecido impregnado de água e dióxido de titânio – que ao receber os raios solares ativa uma espécie de fotossíntese e limpa o ar de substâncias nocivas. A sua ativação é eficaz mesmo em dias nublados. Este projeto foi ainda distinguido no ano passado com o primeiro lugar no Prémio de Sustentabilidade Nestlé para Fornecedores, que se destacou pelo seu pioneirismo e por apresentar um efeito de escala muito benéfico para o ambiente.

 

Nos últimos meses a sua aplicação tem sido estendida às restantes marcas de café da NESTLÉ PROFESSIONAL: SICAL, CHRISTINA e TOFA, pelo que foram já colocadas cerca de 3.500 unidades em esplanadas de norte a sul do país. Esta quantidade corresponde a cerca de 30% da totalidade de guarda-sóis colocada anualmente nos pontos de venda.

Cada um destes guarda-sóis, fabricados em Portugal, absorverá a mesma quantidade de gases contaminantes que é produzida por um carro a diesel que percorra anualmente 20.000kms. “Criar alianças com os nossos fornecedores estratégicos e clientes é, para nós, um pilar fundamental e por isso dedicamos os nossos esforços à inovação. Com ações como esta, queremos estar cada dia mais próximos do nosso objetivo de nos tornarmos uma referência ativa em sustentabilidade para o grande setor profissional HORECA” afirma João Graça, Marketing Manager da Nestlé Professional.

 

Esta é mais uma iniciativa que visa promover uma cadeia de valor responsável, que inclui a sensibilização dos seus clientes para a sustentabilidade, empreendendo iniciativas que favoreçam o bem-estar de todos”, continua João Graça.

 

A NESTLÉ PROFESSIONAL apresenta ainda novidades no que diz respeito à incorporação de plástico reciclado. Os resultados alcançados em 2021 são oito vezes superiores aos que haviam sido implementados no ano passado: as cadeiras das marcas Nestlé são agora feitas a partir de mais de 40 toneladas de plástico reciclado e as mesas, mais especificamente os tampos, a partir de cerca de 25 toneladas de plástico reciclado.

 

Com esta mudança, a NESTLÉ PROFESSIONAL deixou de comprar mais de 45,5 toneladas de material não reciclável. Também nos canais de retalho, os materiais de marca BUONDI e SICAL já são 100% produzidos com material reciclável e 90% com materiais com certificação FSC (Forest Stewardship Council), entidade de certificação florestal de âmbito internacional.

Estes são mais alguns passos na estratégia ambiental da Nestlé, que tem como objetivo melhorar, de ano para ano, os seus indicadores ambientais, cumprindo o objetivo de proteger os recursos para as gerações futuras.