A inovação tem vindo a ser um fator cada vez mais relevante para os consumidores para a escolha e decisão na compra dos seus produtos. O Produto do Ano, sistema de avaliação que distingue, precisamente, produtos e serviços pela sua inovação, realizou recentemente um estudo com o objetivo de compreender o que os portugueses mais valorizam no que diz respeito à inovação de novos produtos.
Os resultados desta análise demonstram que 89% dos portugueses gostam de experimentar novos produtos e 81% está disposto a pagar mais por um produto novo que os satisfaça. No entanto, 32% afirma que não existem muitos novos produtos no mercado.
Quando questionados sobre a inovação dos mesmos, 63% dos inquiridos mostram-se também dispostos a pagar mais por um produto que é mais inovador do que aquele que geralmente compram.
Para as empresas, é importante entender o que as pessoas procuram nos produtos, para que as marcas possam adaptar e inovar nos artigos apresentados ao público. Tânia Lucas, Diretora de Marcas Próprias do Continente, salienta “A Marca Continente tem uma longa relação de confiança com os consumidores que é fruto do trabalho e dedicação que colocamos na forma como pensamos e desenvolvemos os nossos produtos.” A Diretora reforça ainda a relevância dos produtos Continente receberem o selo “Produto do Ano”: “Obter a distinção de ‘Produto do Ano’ é simultaneamente um orgulho e uma responsabilidade: um orgulho pelo reconhecimento por parte dos nossos clientes quanto à qualidade dos nossos produtos, e uma responsabilidade que nos impulsiona a prosseguir este caminho de elevar continuamente a fasquia, em prol do consumidor que assim o exige, e sobretudo que assim o merece!”
Este estudo contempla também a importância do selo “Produto do Ano” para os consumidores. A pesquisa revela que 81% dos portugueses já viram o símbolo “Produto do Ano” em produtos quando fazem compras e 62% afirma que ver um produto com o selo “Produto do Ano”, motiva a comprar esse mesmo produto.
Por último, 49% das pessoas concordam que os produtos com o selo “Produto do Ano” são as melhores novidades lançadas no mercado e que estariam dispostas a mudar a sua marca habitual para outra que tenha produtos com este selo. Assim como 46% dos inquiridos revelam que sempre que podem, compram produtos que receberam a distinção do sistema de avaliação.
“Este estudo põe a descoberto os principais fatores que os portugueses privilegiam no momento de escolherem as suas compras. É interessante perceber que a grande maioria dos consumidores gosta de experimentar novos produtos. Do ponto de vista das empresas, é também importante entender o que as pessoas procuram e valorizam nos produtos que compram e consomem”, comenta Sónia Cardoso, Managing Partner do Produto do Ano.
Cookie | Duration | Description |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |