A Escolha do Consumidor realizou um estudo online, que teve como base a opinião dos consumidores para conhecer as suas preferências, tendências e hábitos de consumo no dia em que as marcas recorrem a diversas campanhas para celebrar a Black Friday.
Segundo os dados obtidos, 69% dos inquiridos irá aproveitar os descontos da Black Friday para fazer compras este ano e 55% afirma que o fez no ano passado. Neste estudo, 72% dos consumidores revela que costuma esperar pelas promoções da Black Friday para comprar determinados produtos, sendo que 70% compra artigos que já selecionaram previamente e apenas 30% compra espontaneamente.
Para este ano, 25% dos inquiridos pretende comprar artigos de roupa/moda, 19% revela que têm mais interesse em tecnologia e 12% aproveita para comprar eletrodomésticos para a sua casa. Já 11% está mais preocupado com a beleza e bem-estar e prevê comprar cosméticos. Os restantes 22% indicam que livros, viagens ou experiências e artigos de desporto estão na sua lista de compras para o dia de grandes promoções.
Há quem pense já na época natalícia, pois 76% indica que vai aproveitar os descontos deste dia para comprar presentes de Natal e precisamente 12% dos inquiridos está a pensar comprar brinquedos na Black Friday.
Também foi questionado quanto preveem os consumidores gastar na Black Friday este ano, ao que 47% diz que pretende gastar entre 100 a 300 euros, 39% até 100 euros, 9% indica que prevê gastar entre 300 a 500 euros e apenas 5% prevê um gasto acima dos 500 euros. 59% faz a maioria das suas compras online e 41% prefere ir às lojas e fazer as suas compras presencialmente (90% em centros comerciais, 7% no comércio local e 3% noutro tipo de lojas).
A Black Friday é muitas vezes associada à compra de tecnologia ou artigos eletrónicos. Neste sentido, foi questionado aos consumidores quais foram os produtos que já compraram ou pretendem comprar neste dia. Os resultados confirmam: 14% refere tablets e e-readers, 14% smartphones, outros 14% pequenos domésticos. 12% computadores e, igualmente, 12% acessórios de som/imagem, 5% indica outros produtos desta natureza. Uma pequena percentagem (16%) afirma que não comprou nem tenciona comprar produtos tecnológicos na Black Friday.
“Atualmente, praticamente todas as marcas aderem à Black Friday, o que alargou o espectro de categorias de produto procuradas pelos consumidores neste dia de promoções. Ainda assim, tradicionalmente este período é aproveitado para comprar produtos que normalmente têm um preço mais elevado ao longo do ano e é por isso sempre existiu uma forte aposta das lojas e marcas de tecnologia na Black Friday”, comenta José Borralho, CEO da Escolha do Consumidor”.
Sobre o estudo
Este questionário foi respondido por um universo de 86% do sexo feminino e 14% do sexo masculino. Quanto às idades compreendidas dos inquiridos: 45% têm entre 35 a 44 anos, 26% entre 26 a 34 anos, 13% entre 45 a 54 anos, a faixa etária mais nova (18 a 24 anos) corresponde a 9% e os restantes 7% corresponde a consumidores com idades acima dos 55 anos. 57% destes consumidores estão localizados na zona da Grande Lisboa, 34% na zona do Grande Porto e a restante percentagem encontra-se distribuída em vários pontos do país.
Cookie | Duration | Description |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |