

A partir de setembro, os residentes em Lisboa com passe Navegante vão poder utilizar gratuitamente as trotinetas partilhadas da cidade, anunciou esta semana a Câmara Municipal de Lisboa. A medida insere-se na adenda ao contrato em vigor com as empresas operadoras deste tipo de veículos e visa reforçar a integração da micromobilidade no sistema de transportes públicos da capital.
Tal como já acontece com as bicicletas Gira, bastará aos utilizadores associarem o número do seu passe Navegante à aplicação da operadora de trotinetas. Até lá, as empresas terão de adaptar os seus sistemas tecnológicos ao da Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), num processo que deverá decorrer ao longo dos próximos dois meses.
A iniciativa pretende tornar o uso das trotinetas mais acessível e articulado com o sistema de mobilidade urbana, à semelhança do modelo implementado com sucesso para as bicicletas partilhadas. Segundo a TML, a interligação entre os sistemas está assegurada para estar operacional até setembro.
A adenda ao contrato, assinada inicialmente em janeiro de 2023, também introduz novas regras, com destaque para o alargamento das zonas de proibição de circulação e estacionamento. A partir de agora, passa a ser proibido circular de trotineta não só nas faixas BUS, como também em jardins, zonas exclusivamente pedonais e em vias centrais como a Avenida da Liberdade.
Estas interdições serão aplicadas automaticamente através do sistema de georreferenciação utilizado pelas operadoras, que bloqueia o funcionamento da trotineta assim que esta entra numa área restrita. O mapa interativo da aplicação municipal já foi atualizado para refletir as novas zonas interditas, onde se incluem o Terreiro do Paço, Castelo, Rossio, Parque Eduardo VII, Jardim da Estrela, Campo Pequeno, Praça do Império e até o Parque Papa Francisco e a Fundação Champalimaud.
Embora a Avenida da Liberdade esteja incluída na lista de restrições, o mapa indica que apenas o troço entre o Marquês de Pombal e a Rua Alexandre Herculano estará interdito no corredor central. Não há impedimentos de circulação até aos Restauradores, por enquanto.
De acordo com dados avançados pela Câmara de Lisboa, o protocolo assinado com as operadoras no início de 2023 teve um impacto positivo: os acidentes com trotinetas passaram de um por cada seis mil viagens para um por cada 27 mil. Em termos de gravidade, apenas um em cada 54.400 acidentes exige cuidados médicos, e apenas 2,3% desses resultaram em ferimentos graves.
Além disso, a cidade viu uma redução significativa no número de veículos em circulação. Estima-se que em 2023 existissem mais de 15 mil trotinetas a operar sem limitação. Hoje, esse número está reduzido a cerca de seis mil, representando uma diminuição de 73% no total de veículos partilhados disponíveis.
O objetivo da autarquia, segundo explicou recentemente ao jornal Público, é “melhorar a relação deste modo de transporte com os residentes” e consolidar os resultados positivos já alcançados, como a diminuição dos acidentes e das queixas da população.
A App Navegante foi eleita Produto do Ano 2025 na categoria “App Mobilidade”
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