“Cada vez mais as pessoas procuram produtos de beleza feitos à sua medida” – Oriflame
- A inovação é um atributo que torna dos produtos líderes distintivos. Mas fazê-la ser percecionada pelo consumidor é, por vezes, um desafio. Qual é o melhor caminho para atingir esse objetivo, proporcionando o upselling?
A Inovação é cada vez mais valorizada pelo consumidor português e, sem dúvida, que o facto de um produto ser mais inovador, o diferencia dos restantes. O modelo de negócio da Oriflame tem como um dos pilares principais a recomendação, e esse é um veículo preferencial, bem como eficaz, que dispomos na venda direta, para fazer passar esta mensagem de inovação nos nossos produtos para o consumidor final. Pela nossa experiência, quando é bem explicada a inovação que o produto tem e ela representa um benefício claro para o consumidor, conseguimos cada vez mais fazer o upselling.
- Mais importante do que ser inovador é ter um produto/marca com uma boa percepção de inovação? Qual é afinal o atributo chave na comercialização de um produto?
Sim, sem dúvida. Para além de ser importantíssimo termos produtos que são inovadores, é fundamental que os consumidores os reconheçam como tal! Isso irá seguramente influenciar a aceitação e a valorização dos produtos que estão a ser lançados.
Penso que os atributos chaves podem ser vários, mas falando especificamente de produtos de Beleza (que são os produtos que a Oriflame comercializa) eu diria que para além da inovação, a qualidade e a eficácia percebida dos produtos são dois dos atributos mais importantes, nomeadamente quando falamos de cuidados do rosto. Depois há outras variáveis importantes, como o packaging ser atrativo e diferenciador, muito importante por exemplo nas fragrâncias. Também como adicional, a partilha da experiência de quem já experimentou o produto, o fato de ser uma marca de confiança e de ser uma marca responsável, preocupada com o planeta também tem impacto nas escolhas dos consumidores.
- Qual a proposta de valor trazida pelo vosso produto? Em que vem reforçar o vosso portfólio? Em que se diferencia face a outros produtos análogos que existem/possam existir no mercado?
A Oriflame ganhou não um, mas dois prémios Produtos do Ano.
Começando pelo prémio que recebemos na categoria de Cuidados do Rosto, ganhámos com a nova e reformulada gama Novage+. A inovação destacada nesta gama anti-aging foca-se nas tecnologias bio activating patenteadas, que permitem elevada performance cosmecêutica, mas de forma suave para a pele e respeitando o planeta. As prescrições cosmecêuticas representaram, em 2022, 40% do total das prescrições dermatológicas a nível mundial e nesse sentido a gama Novage+ vem responder a essa necessidade de aliar a cosmética à ciência sem os seus efeitos adversos, ou seja, atuam com a pele e não sobre a pele. Através de tecnologias avançadas e inspiradas na natureza, esta nova fórmula ativa as funções biológicas da própria pele no sentido de a reiniciar, reparar e fortalecer.
Sabemos também que cada vez mais as pessoas procuram produtos de beleza feitos à sua medida, e nesse sentido outra grande diferenciação versus produtos análogos é o facto de permitir a customização. Ou seja, a Novage+ oferece a possibilidade de personalização da rotina diária de cuidados de rosto, em mais de 96 combinações possíveis usando produtos das 4 linhas – Anti-rugas, Lifting e Contorno, Manchas e Pele Luminosa, Pele Acneica + Anti-ageing.
Sendo a eficácia dos produtos, um dos atributos principais para o consumidor português quando se trata de Cuidados do rosto, o facto do uso desta gama permite ter resultados em apenas duas semanas, resultados clinicamente comprovados, é outra importante diferenciação.
O segundo prémio de inovação que recebemos foi na categoria Perfumes e foi atribuído a All or Nothing Amplified, uma fragrância floral criada com um efeito exclusivo de preenchimento de espaço para deixar uma impressão inesquecível. A sua qualidade está comprovada com 10 horas de longa duração, sendo a fragrância mais premium e mais duradoura da Oriflame. A diferenciação de All or Nothing Amplified deve-se não só à sua qualidade superior, como também à riqueza e beleza olfativa. O selo de qualidade premium Givaudan Orpur™ que detém, é outra grande diferenciação, é atribuído apenas aos melhores e mais exclusivos ingredientes. Estes são selecionados por perfumistas de revistos por um comité para garantir a mais alta qualidade.
O frasco, com um design elegante e luxuoso, é inspirado num acessório de sucesso – uma pouch de noite. As dobras típicas do pano ajudam a aumentar a conexão com o mundo da moda e a tampa dourada captura e reflete a luz de todas as maneiras possíveis, para um brilho único
Este lançamento em Portugal teve o endorsement da atriz e modelo Rita Pereira, tendo sido toda esta comunicação desenvolvida, filmada e fotografada no nosso país, para estarmos mais próximos dos consumidores portugueses.
- A vossa marca foi eleita Produto do Ano porque…?
A Gama Novage+ foi eleita Produto do Ano porque é sem dúvida o exemplo de inovação quando falamos em cuidados do rosto: – mais eficaz, mais cosmecêutica, com mais ingredientes antipoluição e ingredientes específicos. Através de tecnologias avançadas e inspiradas na natureza, esta nova fórmula ativa as funções biológicas da própria pele no sentido de a reiniciar, reparar e fortalecer. Tudo no lançamento desta inovadora gama foi pensado ao mínimo detalhe. A customização é um desses exemplos – para assegurar um diagnóstico certeiro e personalizado a Oriflame lança também a ferramenta de Diagnóstico Digital de Pele que, recorrendo a Inteligência Artificial e analisando ainda fatores como o clima e a localização proporciona um diagnóstico completo da pele, permitindo assim aconselhar corretamente os produtos Novage+ que mais se adequam à mesma, de uma forma simples e personalizada.
Relativamente ao Perfume All or Nothing Amplified, foi eleito Produto do Ano porque é perfume verdadeiramente único e sofisticado que prende a atenção, com notas florais exuberantes e especiarias ousadas, com difusão de movimento amplificada, durando até 10h. Tem um aroma extremamente feminino, mas simultaneamente poderoso e ousado, é uma fragrância que coloca a mulher no centro das atenções e se faz notar em todos os cantos de uma sala. Possui o selo de qualidade Orpur™ só atribuído aos ingredientes mais preciosos e da mais alta qualidade. All or Nothing Amplified é mais do que um perfume, é uma declaração de confiança e autoexpressão que desafia todas as expectativas. E as mulheres portuguesas gostaram!
Marta Silva
Marketing Director
Oriflame Portugal