Navigator acelera transformação digital com 30 projetos

Navigator acelera transformação digital com 30 projetos

A The Navigator Company está a consolidar a sua aposta na transição digital e na Inteligência Artificial (IA), impulsionando a eficiência operacional, a inovação e a sustentabilidade. Nos últimos dois anos, a Empresa iniciou e desenvolveu mais de 30 projetos digitais, aplicando IA, Machine Learning, Robótica e Visão Artificial em diversas áreas e segmentos de negócio, com retorno na redução dos custos de produção, na otimização processual, na satisfação do cliente ou na produtividade das equipas.
 
Estas alterações estão em curso na área industrial, onde os modelos de Machine Learning estão a apoiar a Empresa em processos de decisão operacional e de gestão com forte impacto no pilar ambiental, como o consumo de fibra (otimizando o consumo de madeira), de químicos (tornando o processo mais eficiente e reduzindo o impacto ambiental) ou os parâmetros de qualidade (cumprindo especificações e minimizando desperdício).
 
Entre os projetos estratégicos destacam-se iniciativas como a otimização da gestão logística e a implementação de soluções de Advanced Process Control (APC) no segmento da pasta, permitindo melhorias na qualidade e estabilidade do processo, bem como a otimização do consumo de químicos. Na área UWF (papel de impressão e escrita), a Navigator desenvolveu modelos de Analítica Avançada para o controlo da sobregramagem e variabilidade da brancura, reduzindo consumos e desperdícios. Já no segmento Tissue foi desenvolvida uma ferramenta de otimização da gramagem do papel, minimizando a variabilidade e o consumo de fibra. Estão também em desenvolvimento projetos na área florestal, nomeadamente para facilitar o acesso à matéria-prima.
 
Mantendo o foco nos colaboradores, a Navigator está igualmente a desenvolver um conjunto de ferramentas que utilizam GenIA, de modo a automatizar tarefas, mitigar riscos e aumentar a produtividade e a motivação dos trabalhadores.
 
Reconhecendo a importância do papel transformador da IA e da transição digital nas organizações, além da vertente ambiental, o roadmap da Navigator nestas áreas contempla também contributos decisivos para as componentes social e de governança. São exemplos o modelo de IA Generativa com ChatBot interativo para a resposta 24/7 de dúvidas dos colaboradores, ou a automação no processamento de dados ambientais e adoção de plataformas centralizadas de interação com clientes e fornecedores. Em conjunto, estas são ferramentas que potenciam maior visibilidade sobre os processos da Empresa e uma maior transparência nas relações com stakeholders.
 
A pandemia acelerou a digitalização e revelou a necessidade de requalificação do capital humano para novos desafios e funções. A Navigator mantém o compromisso de preparar os seus colaboradores para este novo paradigma, promovendo a inovação e garantindo uma transição digital inclusiva e sustentável.

 

Papel Higiénico Naturally Soft 3 folhas / Guardanapos Naturally Soft 2 folhas 40×40 da AMOOS foram eleitos Produto do Ano 2025, na categoria “Produtos de Papel para Uso Doméstico”.