“A App Via Verde não é apenas uma aplicação de mobilidade. É um facilitador do dia a dia.” – Via Verde

“A App Via Verde não é apenas uma aplicação de mobilidade. É um facilitador do dia a dia.” – Via Verde

Qual foi o principal desafio para a criação do vosso produto vencedor?


A nova App foi desenvolvida para reforçar o posicionamento da Via Verde como facilitador da mobilidade, integrando toda a Via Verde numa só plataforma.
O desafio residiu na necessidade de garantir uma experiência fluída para que os nossos clientes pudessem fazer a gestão, carregar veículos elétricos em qualquer posto público, bem como aceder aos mais recentes serviços (como as scooters elétricas e transportes públicos) de uma forma simples.
Unificar todas estas soluções numa única plataforma, sem comprometer a experiência do utilizador, exigiu um trabalho rigoroso de design, tecnologia e definição funcional centrados no cliente. A App foi pensada e testada para facilitar a jornada de mobilidade dos nossos clientes, permitindo-lhes ganhar tempo e evitar complicações.

 

A inovação não para. Que tipo de aprendizagens retiraram no desenvolvimento deste produto que poderão aplicar em projetos futuros?

 

O desenvolvimento da App Via Verde confirmou que conveniência, proximidade e integração são fundamentais para a adoção de novos serviços. Tiramos daqui várias aprendizagens: simplicidade e flexibilidade são essenciais, o feedback dos clientes é o melhor guia para a inovação, a personalização faz toda a diferença e a sustentabilidade digital constitui um fator de diferenciação.
A integração de múltiplos serviços requer estratégia modular, permitindo uma evolução contínua sem prejudicar a experiência do utilizador. Os utilizadores valorizam soluções que sejam capazes de se adaptar às suas necessidades e que otimizam tempo e promovem escolhas mais ecológicas.
Estas conclusões reforçam a nossa convicção de que a inovação só faz sentido se for centrada no utilizador. Por isso, vamos continuar a evoluir e a expandir o nosso ecossistema para liderar a mobilidade do futuro.

 

Ser eleito Produto do Ano valida a qualidade e inovação do vosso trabalho. Como é que esta distinção reforça os valores da vossa marca e auxilia nos vossos objetivos de mercado?


Este prémio reconhece o nosso compromisso com criar soluções inovadoras, intuitivas e verdadeiramente úteis no dia a dia. Reforça ainda três valores essenciais da Via Verde: simplicidade, inovação e sustentabilidade.
Criamos produtos que eliminam complicações e ajudam os clientes a gerir melhor o seu tempo e evoluímos constantemente, integrando novos serviços de mobilidade para uma experiência mais fluída e eficiente. Também promovemos escolhas mais ecológicas, como a mobilidade elétrica e a otimização de trajetos.
Este reconhecimento valida a nossa ambição de ser a interface preferencial para quem não tem tempo a perder e reforça a confiança dos nossos clientes. Continuaremos a inovar e a evoluir, tal como fazemos desde a nossa fundação, em 1991.

 

De que forma este produto/serviço facilita a conexão dos consumidores com o mundo?


A App Via Verde não é apenas uma aplicação de mobilidade. É um facilitador do dia a dia. O seu propósito é ligar os utilizadores ao que realmente importa, eliminando fricções na mobilidade e ajudando-os a gerir melhor o seu tempo. A App Via Verde permite gerir tudo num só canal, de forma simples e sem complicações. Promove ainda a mobilidade conectada, integrando os serviços de estacionamento, carregamento elétrico e outros serviços essenciais para quem está sempre em movimento.
A nível de sustentabilidade, incentivamos a adoção de práticas mais ecológicas, como o carregamento elétrico e soluções de mobilidade suave.

No fundo, a App Via Verde não é apenas uma ferramenta digital – é um aliado na mobilidade moderna, ajudando os nossos clientes a estarem mais ligados ao que realmente importa.

 

 

Francisco Fonseca e Silva – Product Director.