A tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, o que representa uma transformação em diversas áreas do quotidiano, incluindo o lar de muitos portugueses. De forma a perceber o impacto que as novas tecnologias têm na casa dos consumidores, o Produto do Ano, sistema de avaliação mundial que distingue produtos que se destacam pela inovação, realizou um estudo sobre o tema.
De acordo com os dados apresentados na pesquisa, 82% dos entrevistados indica que utiliza ou considera utilizar sistemas de automação residencial para controlar dispositivos como aspiradores, ar condicionado e/ou segurança, o que demonstra uma crescente predisposição dos consumidores em adotar tecnologias que simplifiquem e melhorem a sua vida quotidiana.
Adicionalmente, mais de metade dos inquiridos, nomeadamente 53%, afirmou que possuem eletrodomésticos que podem ser controlados através de aplicações móveis ou assistentes de voz. Contudo, apesar de existir um claro interesse em dispositivos controlados por inteligência artificial (IA) e voz, a pesquisa revelou que 73% dos consumidores ainda não utilizam estes recursos nas suas casas.
No que diz respeito à compra de produtos para o lar, a facilidade de uso e a experiência do usuário desempenham um papel muito importante no momento da decisão. O estudo indica que 51% dos entrevistados consideram que estes dois fatores têm influência na ocasião da compra e 34% afirma que ambos os aspetos têm muita influência.
“Ao longo destes anos, temos vindo a testemunhar uma mudança nas escolhas que os consumidores fazem para tornar os seus lares mais práticos e acolhedores.”, destaca José Borralho, CEO do Product of the Year Portugal. “Com o aparecimento e implementação das novas tecnologias como a IA, é importante que as empresas e as marcas respondam às novas exigências e necessidades dos consumidores, procurando sempre oferecer produtos inovadores, acessíveis e capazes de integrarem-se perfeitamente na vida quotidiana das pessoas.”
A cada dia que passa, os dispositivos inteligentes começam a estar cada vez presentes na casa dos consumidores, oferecendo-lhes mais tempo para dedicarem a outras tarefas. Apesar de existirem muitas pessoas que não utilizam estes recursos, é possível perceber que estão abertos a essa mudança.
Nesse sentido, as empresas e as marcas devem procurar responder a essas necessidades, tendo em conta não só à funcionalidade de utilização dos produtos, mas também à experiência do usuário ao desenvolverem os produtos para o lar.
Cookie | Duration | Description |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |