Shamir Metaform é “Produto do Ano” em 2023
Tecnologia de lentes oftálmicas eco-friendly e de nano estrutura da Shamir reuniu as preferências de mais de 5 mil inquiridos
A tecnologia, Shamir Metaform, foi eleita “Produto do Ano” de 2023 na categoria de “Lentes Oftálmicas”. A empresa – especialista mundial no desenvolvimento e produção de lentes progressivas, desportivas e um dos maiores produtores globais de lentes oftálmicas – foi distinguida no relatório anual conduzido pela Netquest, CINT e pela Netsonda, a partir da apreciação de mais de 5 mil consumidores nacionais.
Introduzida ao mercado em abril de 2021, a tecnologia Metaform da Shamir visa a produção mais eficiente de lentes oftálmicas, de nano estrutura, e consegue, de forma única, assegurar todas as características óticas e físicas, bem como garantir a qualidade dos tratamentos de anti-reflexo e endurecimento que são necessários incorporar na lente a produzir. Refira-se, ainda, que Portugal foi o primeiro país no mundo a produzir lentes com base nesta tecnologia.
Para eleger os produtos que, no ano passado, se destacaram em diferentes áreas pelo seu carácter inovador, foi realizado um inquérito a mais de 5 mil portugueses, entre os dias 14 de novembro e 16 de dezembro de 2022, que avaliaram produtos em mais de 60 categorias. A tecnologia Shamir Metaform foi, assim, eleita como a melhor na categoria de “Lentes Oftálmicas”, permitindo-lhe, assim, celebrar o estatuto de “Produto do Ano”.
A ampla amostra do estudo quantitativo e qualitativo, representativa da população portuguesa, com idades entre os 18 e os 64 anos, atribuiu à tecnologia, Shamir Metaform, uma nota máxima final de 7,59 pontos (em 10 possíveis). As inovadoras lentes oftálmicas da Shamir reuniram uma avaliação de 7,5 pontos em “Atratividade”, uma nota de 8,1 pontos em “Inovação” e de 7 pontos no critério “Intenção de Compra”.
As lentes oftálmicas da Shamir registaram um elevado índice de satisfação e expectativa em relação ao produto entre todos os grupos etários, bem como a preferência quer entre os avaliadores masculinos quer entre os femininos.
Um terço dos inquiridos (32%) referem a inovação como um dos principais fatores de diferenciação face à concorrência, sendo que 58% da amostra assinalou a imagem do produto como sendo igualmente inovadora e apelativa.
Para Luís Feijó, CEO da Shamir Portugal, “a inovação e a sustentabilidade estão no centro da atividade da Shamir e esta eleição vem reforçar a nossa aposta na qualidade das lentes oftálmicas que disponibilizamos aos nossos clientes enquanto empresa líder de mercado.” O CEO acrescenta, ainda, que “as necessidades dos nossos clientes são o nosso principal foco pelo que temos um departamento de Investigação & Desenvolvimento altamente qualificado que nos ajuda a desenvolver novos produtos e serviços de forma mais eficaz, recorrendo sempre a tecnologia de ponta e amiga do ambiente.”
As lentes oftálmicas, eco-friendly e patenteadas pela Shamir, representam uma inovadora tecnologia de produção de lentes extremamente finas – até 40% mais finas em comparação com as standards, sendo assim mais leves e estéticas. Além disso, a tecnologia Shamir Metaform recorre a um filme ótico termomoldado – utilizado no desenvolvimento de tecnologia de ponta na indústria automóvel, na aviação e na área espacial, onde se inserem entidades como a NASA, por exemplo –, que confere às lentes uma resistência ao impacto até 18 vezes acima do requisito padrão da FDA.
A Shamir tem vindo a reforçar a sua aposta no ambiente e, em simultâneo, no aumento da eficácia de produção de lentes em 80 por cento, sem substituir ou abdicar da qualidade em prol de um serviço rápido. Com a produção de lentes mais leves e finas, a Shamir consegue, ainda, diminuir o consumo de água durante o processo. Nesse sentido, a empresa foi recentemente reconhecida com a norma ISO 14001:2015, referência mundial para sistemas de gestão ambiental, pelas suas práticas sustentáveis. Neste âmbito, refira-se que a tecnologia, Shamir Metaform, já permitiu ao laboratório da empresa em Vila do Conde, reduzir o consumo de água em cerca de dois milhões de litros, graças a uma poupança de cerca de 95 por cento – de 20 litros para menos de um litro de água gastos por lente.