“A inovação faz parte do nosso ADN” – Haleon
Mariana Carvalho, General Manager da Haleon, falou com a Revista Business Portugal, sobre o Sensodyne Nourish, eleito Produto do Ano 2023, e o papel da marca na construção de um futuro mais saudável e sustentável para as próximas gerações.
Sob o lema, “a vida é demasiado curta para viver com sensibilidade dentária”, a Sensodyne pretende alertar para a necessidade de tratar a sensibilidade dentária. Afinal, em que consiste este problema e qual é o seu verdadeiro impacto na vida das pessoas?
A sensibilidade dentária é um termo utilizado para descrever a dor ou o desconforto que algumas pessoas sentem nos dentes quando estão expostos a estímulos como bebidas quentes, frias, alimentos doces ou ácidos. É habitualmente sentida como uma dor aguda que decorre, muitas vezes, do desgaste do esmalte dentário ou até mesmo de problemas gengivais. Se olharmos desta forma, é claro que pode ter um impacto significativo no quotidiano das pessoas, uma vez que afeta a forma como estas comem, bebem e se sentem, em relação ao seu sorriso e saúde oral, e como tal, pode afetar a qualidade de vida das mesmas.
Algumas pessoas com sensibilidade dentária evitam alimentos ou bebidas que causam dor, o que as impede de desfrutar de certos momentos da vida. O lado positivo é que a sensibilidade dentária pode ser tratada com mudanças simples na rotina de higiene oral, nomeadamente, com a utilização de uma pasta de dentes desenvolvida especificamente para o propósito, como Sensodyne.
O Sensodyne Nourish foi eleito Produto Do Ano 2023. Conte-nos um pouco mais sobre este produto. Que características fazem com que este seja merecedor da confiança dos consumidores? Esta distinção é motivo de orgulho para a equipa?
Sermos eleitos Produto do Ano é o reconhecimento e o culminar de uma jornada incrível que teve início em 2022, quando a Sensodyne decidiu apostar no lançamento de uma linha de pastas dentífricas que cuida do presente e do futuro. Cuidar no sentido lato, não só dos dentes, mas também do planeta. O facto de Sensodyne Nourish ser um produto com embalagens recicláveis, vegan* e com óleos naturais e minerais bioativos, foi o que conquistou o coração dos nossos consumidores, para além da imagem fresca que a marca trouxe ao mercado. O resultado deste sucesso foi este prémio, que é, sem dúvida, um motivo de orgulho para todos nós e dá-nos a confiança de que estamos a dar os passos certos, para satisfazer as necessidades dos nossos consumidores e entregar melhor saúde no dia a dia com humanidade.
Podemos afirmar que a inovação e a sustentabilidade são duas temáticas com as quais se preocupam? Isso reflete-se, por exemplo, na gama Sensodyne Nourish que é vegan e, para além disso, conta com embalagens recicláveis?
A Haleon assume uma responsabilidade social com a ambição de contribuir para um futuro mais saudável e sustentável para as gerações futuras. Sermos cada vez mais sustentáveis e inovar com sustentabilidade é, sem dúvida, um objetivo claro e parte da nossa estratégia. Na Haleon, abordamos a sustentabilidade de um duplo ponto de vista. Por um lado, olhamos para as pessoas e para o planeta – para o impacto no ambiente, por outro, olhamos a sustentabilidade do ponto de vista de saúde inclusiva. Porque cuidar das pessoas com humanidade não pode ser feito sem cuidar do planeta.
E vice-versa, não podemos cuidar do planeta se não cuidarmos das pessoas, oferecendo-lhes produtos e soluções para as suas necessidades. Neste sentido, temos a ambição de desenvolver soluções para que, até 2030, todas as nossas embalagens sejam recicláveis ou reutilizáveis e que todos os materiais usados sejam de origem sustentável.
Acreditamos que a criação de sorrisos saudáveis deve andar de mãos dadas com a proteção da saúde do planeta, e daí a ambição de criarmos uma gama como a Sensodyne Nourish – que é vegan (não contém produtos de origem animal nem derivados), com óleos naturais e embalagens recicláveis.
Do seu ponto de vista, como tem sido a trajetória da marca em Portugal? Tem assistido a uma crescente preocupação da população no que diz respeito à sua saúde oral?
Sensodyne é uma marca bastante conhecida dos portugueses e é a marca nº 1 de pasta de dentes mais recomendada pelos dentistas para dentes sensíveis**. Atualmente, assistimos a um consumidor cada vez mais interessado e informado, que procura respostas e soluções para as suas necessidades e a um consumidor que tem vindo a cuidar mais de si e, por isso, a procurar novas formas de melhorar os seus hábitos, nomeadamente, de higiene oral. Em Portugal, 61% das pessoas sofrem de sensibilidade dentária. No entanto, 47% não utiliza um dentífrico específico para cuidar da sensibilidade dentária. Sensodyne tem a missão de informar e educar a população sobre a importância do uso de uma pasta de dentes específica para tratar esta condição e melhorar a saúde oral dos portugueses. Esta tem sido a trajetória da marca, inovar continuamente para trazer soluções e produtos que respondam às necessidades crescentes dos consumidores, com benefícios específicos e diferenciadores.
Quais considera serem os maiores desafios para o ano de 2023?
2023 vai ser, sem dúvida, um ano desafiante, a vários níveis. Vivemos momentos complicados, de um ponto de vista macro e socioeconómico, com a inflação e as taxas de juro a níveis record, a guerra da Rússia-Ucrânia, dificuldades nas cadeias de abasteci- mento, índices de confiança dos consumidores a níveis mínimos, tempos difíceis, sem dúvida. Na minha ótica, em momentos como estes, o mais importante é garantir que continuamos a colocar os nossos consumidores como prioridade em tudo o que fazemos, conseguindo responder às suas necessidades. Como referi, hoje temos um consumidor mais interessado e informado, que faz escolhas e que em momentos difíceis irá priorizar o que para si for mais importante. Sabemos que há uma crescente preocupação com a saúde, com o autocuidado e o nosso foco é e continuará a ser, entregar melhor saúde no dia a dia com humanidade, fazendo chegar aos consumidores soluções que os ajudem a cuidar da sua saúde.
Para o futuro, têm em vista o lançamento de novos produtos? Será que podem “levantar o véu” sobre o que está por vir?
Na Haleon combinamos décadas de profundo conhecimento humano e científico, com nova energia e ambição que nos levam a mudar a saúde quotidiana para sempre. A inovação faz parte do nosso ADN, e é um pilar estratégico que nos ajuda a entregar o nosso propósito. No caso de Higiene Oral, Sensodyne é uma marca muito atenta ao mercado e, principalmente, às necessidades dos seus consumidores. Sensodyne Nourish continua a ser uma grande aposta em 2023, uma vez que continua a ter um potencial enorme em recrutar a camada mais jovem da população que pretende prevenir a sensibilidade dentária. Para além de Sensodyne Nourish, vamos ter um reforço nas nossas gamas Sensodyne Repair & Protect e Sensodyne Sensibilidade & Gengivas, mas terão de esperar um pouco mais para podermos desvendar as novidades que estão por vir!