Google Maps altera controlo importante na app de navegação

Google Maps altera controlo importante na app de navegação

A pura utilidade e conveniência da app de navegação da Google é indiscutível. O Google Maps, sobretudo agora nas viagens de verão, é uma das ferramentas mais práticas que podes ter no teu telemóvel Android, iOS (iPhone) e no veículo através do Android Auto, por exemplo. Temos, contudo, algumas alterações dignas de nota que convém recordar antes de viajar.

A partir de agora não podemos ocultar o mapa e respetivos menus no Maps com um simples toque no ecrã. Isto uma vez que o gesto para alterar esta opção de ocultar os menus e focar apenas no trajeto e navegação. A Google alterou o gesto necessário para tal e agora deves deslizar o dedo até cima (de baixo para cima), até à barra de busca.

Desliza de cima para baixo para ocultar o mapa no Google Maps

O gesto exato que agora devemos fazer é deslizar da barra inferior até ao topo, até à porção superior do ecrã. O problema, para alguns utilizadores, é que nem sempre esta mecânica funciona como seria de esperar, causando alguma frustração no uso.

Regra geral, é provável que tenhas de repetir este gesto para ocultar os menus no Google Maps e concentrar-te apenas no mapa geral de navegação na aplicação. Ainda assim, com alguma tentativa e erro, acabamos por nos habituar à nova mecânica.

Além disso, ao abrir o Google Maps vemos também a barra inferior com sugestões de lugares próximos, como restaurantes, entre outros pontos de interesse. T

ambém esta barra pode ser ocultada ao deslizar para baixo, tocando na mesma

Atualizações trazem mais versatilidade ao serviço Google Maps

Ainda que a maioria das atualizações acabe por trazer mais utilidade e função ao Maps, certo é que numa fase inicial temos sempre um período de habituação variável. Note-se ainda que grande parte das novidades são distribuídas de forma gradual e faseada.

Por isso, é possível que estas alterações ainda não tenham chegado ao teu smartphone Android ou iOS (iPhone), algo que deve suceder no espaço de alguns dias ou semanas. Será, mais uma vez, uma questão de habituação à nova mecânica do Maps.

Não obstante, esta alteração provocou alguma consternação entre os utilizadores, tal como se torna evidente pelo seu centro de ajuda, com as recentes questões aí colocadas. Em suma, o modo de ecrã completo no mapa continua a funcionar, mas tem que ser ativado com o novo gesto de ocultação dos menus.

going for a walk to clear my head pic.twitter.com/Mg5nlwofZn

— Google Maps (@googlemaps) 3 de agosto de 2023

Editores 4gnews recomendam:

ChatGPT promove cibersegurança com estas 5 funcionalidades
Google Chrome: nova ferramenta IA vai elevar experiência de utilizadores iOS e Android
Google Fotos dá-te ‘Memórias’ fantásticas com ajuda da IA