Três tendências de Compliance em 2023

Três tendências de Compliance em 2023

Perante a pressão para aproveitar os recursos existentes ao máximo, a Gartner indica três tendências essenciais que os líderes de compliance deverão adotar para enfrentar este desafio: a redução de orçamentos, a mudança das dinâmicas de trabalho e de organização, bem como o aumento dos investimentos em tecnologia.

 

“Confrontados com a volatilidade económica, um mercado de trabalho apertado e as crescentes tensões geopolíticas, os departamentos de compliance estão a adaptar os seus fluxos de trabalho a um cenário cada vez mais complexo”, afirma Chris Audet, Chefe de Investigação da Gartner para a prática Legal, Risk and Compliance Leaders. “Para gerir com sucesso estes desafios, os líderes de compliance devem concentrar-se na otimização dos seus gastos e decisões de pessoal, ajustando os orçamentos existentes, otimizando a produtividade do departamento e fazendo investimentos em tecnologia sempre que necessário”.

 

As taxas de inflação elevadas e o receio da iminência de uma recessão têm pressionado as organizações e os líderes de compliance, que simultaneamente sofreram um aumento da carga de trabalho devido à pandemia, sentindo a necessidade de operarem numa estratégia mais consciente dos custos. “A maior parte de um orçamento típico de conformidade é gasta com pessoal”, refere Audet. “Dado que os orçamentos são estáveis e as exigências salariais aumentam com a inflação, a retenção torna-se duplamente importante”.

 

Os departamentos de compliance viram ainda uma diminuição no número de funcionários em tempo integral (FTE) desde 2020 e a maioria não espera mudanças este ano. “O aumento do escrutínio regulatório e o aumento das tensões geopolíticas sobrecarregaram o pessoal de compliance nos últimos anos. Juntamente com um mercado de talentos mais competitivo, tem sido difícil para muitos líderes de compliance manterem o seu pessoal existente, e muito menos aumentar o tamanho dos seus departamentos”, explica Audet.

 

A Gartner destaca ainda o interesse crescente no investimento tecnológico, particularmente na automatização para impulsionar a produtividade das empresas. Desta forma, as previsões dos líderes de compliance projetam que a tecnologia será uma das principais áreas com maior aumento de gastos em 2023, com a implementação de sistemas para gestão de linhas diretas e de riscos, assim como a formação em compliance e ética.

 

“Este aumento projetado é provavelmente uma resposta às crescentes taxas de inflação e a um mercado de trabalho altamente competitivo”, refere Audet. “Em vez de depender apenas de capital para executar essas crescentes cargas de trabalho, muitos líderes de compliance estão recorrendo a ferramentas tecnológicas para apoiar o seu trabalho”.

 

Fonte: Itinsight