Inteligência Artificial pode reduzir até 10% das emissões de gases de efeito estufa

Inteligência Artificial pode reduzir até 10% das emissões de gases de efeito estufa

87% de líderes globais acreditam que a IA é fundamental na luta contra as mudanças climáticas

 

Um novo relatório da aliança AI For The Planet (Inteligência Artificial para o Planeta) feito em parceria com o Boston Consulting Group e com o BCG GAMMA, unidade de análise avançada de dados da consultoria, revela que 87% dos líderes do setor público e privado, que trabalham com os temas de clima e inteligência artificial, acreditam que a IA é um ativo valioso na luta contra as alterações climáticas. A pesquisa, realizada em 14 países, ouviu mais de mil executivos com autoridade para a tomada de decisão sobre tecnologia ou iniciativas de sustentabilidade nas suas empresas.

 

Intitulado “Como a Inteligência Artificial pode ser uma ferramenta na luta contra as mudanças climáticas”, este relatório mostra a aplicação de análises avançadas de dados e IA aos desafios climáticos pode fornecer uma maneira transformadora de travar o aquecimento global. Apesar de 40% dos entrevistados afirmar que imaginam usar IA em seus próprios esforços climáticos, 78% e 77% deles reconhece a falta de conhecimento e o acesso limitado à tecnologia como obstáculos, respetivamente — 67% afirma, ainda, não confiar nos dados e análises relacionados à IA.

 

“A capacidade única da inteligência artificial de coletar, completar e interpretar grandes e complexos conjuntos de dados significa que ela pode ajudar às empresas a adotarem uma abordagem mais bem orientada para combater as emissões de carbono e endereçar os riscos climáticos”, diz Hamid Maher, diretor executivo e sócio do BCG e BCG GAMMA, e um dos autores do relatório. “No entanto, a maioria das soluções com essa tecnologia está espalhada pelo mundo, tende a ser de difícil acesso e não possui recursos para escalar o impacto. Precisamos derrubar essas barreiras”, completa o executivo.

 

Utilizar a IA no combate às mudanças climáticas

 

De acordo com o levantamento do BCG, existem diversas maneiras de usar a inteligência artificial no combate às mudanças climáticas:

 

  • Mitigar: um dos principais usos da tecnologia é na medição, redução e remoção de emissões de gases de efeito estufa. Mais de 60% dos líderes entrevistados acreditam na geração de valor a partir dessas medidas. De acordo com o BCG, o uso de IA pode gerar reduções de 5% a 10% nas emissões de GEE, ou 2,6 a 5,3 gigatoneladas de CO2 se as medidas forem aplicadas globalmente.

 

  • Adaptação e resiliência: usar a tecnologia para prever os perigos relacionados à mudança climática ajuda, empresas e pessoas, a prepararem-se para o que está por vir — a IA pode aprimorar as projeções de longo prazo, como o aumento do nível do mar, ou atualizar sistemas de alerta precoce para fenómenos como furacões ou secas.

 

  • Desenvolvimento: a inteligência artificial pode ser usada na pesquisa e educação sobre as mudanças climáticas, clarificando os riscos e incentivando a partilha de informação.

 

Um importante caminho a ser percorrido

 

As possibilidades de uso de uma IA para travar a mudança climática é infinita, mas qualquer solução nessa direção precisa ser acessível e fácil de usar para ser bem-sucedida. Um bom modelo deve oferecer benefícios tangíveis ao usuário e recomendações que sejam claras, com um plano de ação simples. Dessa forma, será necessário um suporte significativo, que inclui acesso a investimentos, líderes e profissionais capacitados.