Marca de calçado dá nova vida às mangueiras de combate a incêndios danificadas

Marca de calçado dá nova vida às mangueiras de combate a incêndios danificadas

A J-UNK é a única marca de calçado no mundo que utiliza mangueiras danificadas em incêndios e onde cada compra contribui com uma doação a favor de associações humanitárias de bombeiros voluntários.


Criada em 2020, a marca incorpora os conceitos de Slow Fashion e tem como lema
“Compre menos, mas melhor”.

Para a J-UNK é essencial que os produtos sejam de
qualidade e elevada durabilidade pois só assim será possível comprar menos vezes e usar menos recursos em benefício do ambiente.


A preocupação ambiental, intrínseca em todo o projecto, começa na reutilização das mangueiras de combate danificadas em incêndios, um produto que de outra forma acabaria no lixo e que é agora reutilizado. Incorporadas no estético e funcional puxador presente em todos os modelos ou trituradas nas solas dos modelos mais desportivos, estas mangueiras ganham um novo ciclo de vida.


As peles de curtimenta vegetal, um método que usa extratos vegetais e é mais
ecológico pois não utiliza metais pesados, têm a garantia de ser um subproduto
natural da indústria alimentar. Os forros de Biocouro são biodegradáveis em 15 dias e oferecem ainda vantagens ao nível da saúde.


Cada detalhe conta para tornar o mundo melhor e mais sustentável, por isso todos os modelos são fabricados artesanalmente em Portugal, recorrendo a fornecedores locais e pequenas fábricas familiares com valores de integridade, transparência e fabricação responsável.


Com um design inspirado nos movimentos e cultura hipster e punk, a J-UNK decidiu apostar em abrir mentalidades e quebrar estereótipos apresentando uma gama de modelos sem género, onde todos os modelos e todas as cores são para serem usados por todas as pessoas.


Depois da criação dos modelos e do crowdfunding na plataforma Indiegogo, a marca dá-se a conhecer no website, onde toda a gente pode adquirir o calçado e contribuir para o crescimento deste projecto ético, social e ambiental.