Cinco horas por dia ligado ao TikTok – é o que admite cerca de 20% dos inquiridos de um estudo desenvolvido pela SocialPubli – agência de Marketing de Influência que conecta marcas com influenciadores para desenvolver ações de marketing.
Este estudo foi realizado a mais de 1.800 utilizadores da plataforma, entre influenciadores e anunciantes com o objetivo entender melhor o fenómeno do TikTok e de que forma as pessoas e as marcas estão a interagir nesta que é a rede social onde, em 2020, os utilizadores passaram mais de 21 horas por mês.
De acordo com o estudo, foi a pandemia e a procura por novas ferramentas de comunicação e interação digital que a utilização do TikTok aumentou, com 86,5% dos inquiridos a afirmar uma utilização mais recorrente da plataforma desde o início da quarentena, onde o seu público é maioritariamente feminino (66,2%) representando 54,8% da Geração Z.
Apesar de 73% dos inquiridos admitir passar entre 1 a 5 horas por dia na aplicação, apenas 34,9% admite publicar conteúdo uma vez por semana. No que respeita aos temas preferidos, comédia e vídeos de dança lideram, seguidos de tutoriais e challenges. Por outro lado, a moda e a beleza surgem como os temas promissores a curto prazo, com mais de 80% dos inquiridos a confirmá-lo.
Este tudo refere que o Tik Tok é “um diamante em bruto”, pois 38,5% de influenciadores admite nunca ter recomendado marcas, produtos e serviços à sua respetiva comunidade e apenas 6% confirma já ter criado conteúdo patrocinado. Contrastando essa realidade, estão 67,9% dos utilizadores que afirmam já ter adquirido algum produto após verem uma publicação onde o mesmo aparece, ainda que a presença de perfis de marcas seja escassa, refletindo nos 50,7% de utilizadores que confirma seguir menos de 5 marcas no TikTok.
Apesar de 81,1% dos anunciantes não ter realizado uma única campanha na plataforma, admitem acreditar na eficácia nas campanhas de marketing de influência no TikTok com cerca de 53% dos anunciantes a planear aumentar o budget neste setor, devido à taxa de interação ser bastante positiva com 87,1% dos influencers que admite haver um maior engagement rate nesta plataforma.
Cookie | Duration | Description |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |