Google Maps calcula rotas mais sustentáveis

A partir de hoje nos EUA, e em 2022 na Europa, o Google Maps irá apresentar a rota mais amiga do ambiente.

 

Com esta medida, a empresa estima que seja possível economizar mais de um milhão de toneladas de emissões de carbono por ano – o equivalente a remover mais de 200.000 carros das estradas. Além disso, contribuirá para a poupança dos condutores através da redução do consumo de combustível.

 

Em simultâneo, a Google está a utilizar a inteligência artificial para otimizar a eficiência dos semáforos. A empresa tem realizado testes em Israel para prever as condições de tráfego, tendo registado uma redução de 10-20% no combustível e nos atrasos nos cruzamentos. Com base nos resultados apresentados, a Google encontra-se em conversações para levar esta solução para o Rio de Janeiro, bem com outras cidades.

 

Igualmente a partir de hoje, o Google Flights passa a disponibilizar informações sobre as emissões de carbono associadas por lugar em cada cada voo, sendo sugeridas outras de baixo carbono. Na pesquisa por hotéis, os utilizadores terão acesso a informações sobre os esforços de sustentabilidade, desde a redução de resíduos e as medidas de conservação da água até saber se determinados hotéis são certificados pelas organizações independentes Green Key ou EarthCheck.

 

Para utilização de outros meios de transporte, a Google está a introduzir funcionalidades de navegação mais fáceis para os ciclistas que utilizam o Maps, como também em ser mais simples encontrar bicicletas e scooters partilhadas em mais de 300 cidades.

 

Recentemente a Google lançou ferramentas para ajudar as empresas a escolherem regiões mais limpas para localizarem os seus recursos Google Cloud.

 

“Em todos estes esforços, o nosso objetivo é tornar a escolha sustentável, uma escolha mais fácil. A nível individual, estas escolhas podem parecer pequenas, mas quando as multiplicamos pelos vários produtos da Google, significam grandes melhorias. Tudo é importante para alertar para as piores consequências das mudanças climáticas e iremos continuar a encontrar novas formas dos nossos produtos poderem ajudar”,comenta a Google.