EDP, Corticeira Amorim e Isigenere criam flutuador com cortiça para parque solar no Alqueva

A EDP, a Corticeira Amorim e a Isigenere, criaram um inovador flutuador com cortiça para o parque solar no Alqueva. A nova solução foi desenvolvida para os mais de 11 mil painéis e 25 mil flutuadores que compõem a estrutura do futuro parque solar cuja instalação irá decorrer durante o verão.

 

A EDP acredita que, com esta combinação mais sustentável, o projeto solar flutuante poderá alcançar uma redução de, pelo menos, 30% da pegada de CO2.

 

Aliar inovação à sustentabilidade é uma estratégia que a EDP considera decisiva no desenvolvimento dos seus projetos e no contributo para uma transição energética que é urgente acelerar”, considera Ana Paula Marques, administradora executiva da EDP e presidente da EDP Produção.

Este flutuador sustentável combina cortiça – uma matéria-prima 100% natural, reciclável e biocompatível – com polímeros reciclados e resultou de um intenso trabalho de colaboração entre as empresas, ao longo de mais de 12 meses, que permitiu criar um material inovador que será testado pela primeira vez num projeto de produção de energia renovável.

 

António Rios de Amorim sublinha “Desde há muito tempo que a cortiça é utilizada no mercado energético, mas o seu potencial está, agora, a ganhar uma nova força. Da energia solar e eólica, à mobilidade elétrica, a ambição passa por, a médio prazo, fazer deste setor um dos principais pilares de crescimento da Corticeira Amorim na área dos materiais compósitos”.

O desenvolvimento de soluções sustentáveis é também o objetivo da Isigenere que promove o uso de tecnologias de produção de energia renovável tendo a água como base para melhorar a eficiência desses sistemas, sem prejudicar os recursos hídricos ou ocupar solo. Desde a sua primeira instalação, em 2009, que a empresa tem mantido um espírito de inovação nos diferentes processos tecnológicos e uso de materiais com o propósito de ser mais sustentável – e esta parceria com a EDP e a Corticeira Amorim é mais um sinal desse compromisso.

 

A aplicação de cortiça no nosso sistema Isofloating é mais um passo no compromisso da Isigenere com a sustentabilidade. A nossa experiência no solar flutuante já nos levou a desenvolver um sistema com menor emissão de CO2 na parte logística, que é fator-chave neste tipo de projetos. Agora avançamos com o uso de materiais naturais e inovadores que reduzem ainda mais o impacto de CO2, mantendo a elevada qualidade e durabilidade que distingue a nossa tecnologia”, explica Andrés Franco, presidente executivo da Isigenere.