CIRURGIA ROBÓTICA DA COLUNA TRANSMITIDA EM TEMPO REAL ENTRE ULS SÃO JOÃO E ULS NORDESTE
- Câmaras embutidas em capacetes cirúrgicos transmitem imagens em alta qualidade de cirurgia robótica em tempo real
- Realidade aumentada usada para aumentar precisão de procedimento
- Transmissão em tempo real assegurada por 5G da NOS
Pela primeira vez, capacetes cirúrgicos com câmaras integradas, óculos de realidade aumentada e 5G da NOS foram utilizados para transmitir, em tempo real, uma cirurgia robótica da coluna, com visualização em 3D e navegação, entre a ULS São João, no Porto, e a ULS Nordeste, em Macedo de Cavaleiros.
Graças à utilização da rede móvel 5G da NOS, a ligação entre os dois hospitais, separados por cerca de 170 quilómetros, foi assegurada com total estabilidade. Isso permitiu que as imagens de elevada qualidade, captadas a partir do ponto de vista do cirurgião, fossem transmitidas em tempo real, no âmbito de uma sessão de formação que permitiu capacitar estes profissionais numa nova técnica cirúrgica. Além de poderem visionar imagens de elevadíssima qualidade e detalhe, filmadas do ponto de vista do cirurgião, graças à câmara embutida no capacete cirúrgico, os profissionais da ULS Nordeste puderam também fazer perguntas e observações.
A tecnologia de realidade aumentada, integrada no visor do capacete, permitiu ao cirurgião referenciar e visualizar os pontos anatómicos com maior precisão, funcionando como um sistema de navegação intraoperatória. Esta solução aumenta a segurança e a eficácia do procedimento cirúrgico, com elevados ganhos para o utente.
Segundo Francisco Serdoura, Diretor do Serviço de Ortopedia da ULS São João e CEO do 4LifeLAB, “Esta cirurgia robótica da coluna, realizada com um sistema único em Portugal, marca um momento histórico para a medicina nacional. Através da integração entre robótica, realidade aumentada e conectividade 5G, conseguimos partilhar, e interagir em tempo real, uma intervenção cirúrgica complexa, sem comprometer a qualidade ou a precisão do ato cirúrgico. Este avanço demonstra como a inovação tecnológica pode transformar a prática clínica. No 4LifeLAB e no Serviço de Ortopedia da ULS São João acreditamos que esta é apenas a primeira de muitas cirurgias que irão redefinir a forma como podemos formar e tratar os doentes em rede no Serviço Nacional de Saúde.”
Desenvolvidos pelo 4LifeLAB, os capacetes cirúrgicos foram, assim, usados pela primeira vez para transmitir uma cirurgia, em tempo real, entre dois hospitais. O objetivo final do projeto é que estes capacetes possam ser usados para encurtar distâncias entre as unidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS), permitindo aproximar equipas e reduzindo as assimetrias no acesso à inovação entre as unidades do SNS.
Carla Botelho, Diretora de Transformação Tecnológica e Projetos de Inovação na NOS, sublinhou: “Na NOS, trabalhamos todos os dias para colocar a inovação ao serviço das pessoas. Este projeto é um exemplo de como a tecnologia pode transformar a saúde, aproximando profissionais e potenciando a partilha de conhecimento em tempo real. É assim que reforçamos o nosso compromisso com a sociedade e com um futuro mais ligado e humano.”
Para Afonso Ruano, Diretor do Serviço de Ortopedia da ULS do Nordeste, este projeto “vem reforçar a utilidade das novas tecnologias em Saúde, por permitir o acompanhamento de cirurgias complexas à distância e com a integração de adjuvantes, como a cirurgia robótica, no tratamento dos doentes. Isto melhora a segurança dos procedimentos e permite também o treino mais seguro e preciso dos profissionais de Saúde. Esta parceria será ainda mais valorizada porque a ULS Nordeste irá dispor, em breve, de uma Unidade de cirurgia robótica da coluna reforçada com imagiologia 3D, que podendo ser integrada com este dispositivo e a tecnologia 5G, permitirá melhorar e aumentar os cuidados de saúde na região. Devemos continuar a tentar melhorar os cuidados de saúde no Nordeste, utilizando tecnologias que compensem o afastamento dos grandes centros”.
A iniciativa decorreu no âmbito do projeto Health from Portugal (HfP), um consórcio que reúne mais de 80 entidades nacionais e visa posicionar Portugal como um hub de referência mundial no desenvolvimento de produtos e serviços de Saúde inovadores e tecnológicos.



Fibra ótica 10Gbps foi eleita Produto do Ano 2025 na Categoria ” Internet fixa“
NOS TV foi eleita Produto do Ano 2025 na Categoria “Experiência de televisão”
Wi-Fi Total NOS foi eleito Produto do Ano 2025 na Categoria “Extensores de sinal”