Samsung está a melhorar o Exynos 2400 para o colocar ao nível dos chips Qualcomm
Ao que tudo indica, a próxima série de smartphones Galaxy S24 vai fazer regressar o processador Exynos 2400 – pelo menos, em alguns países.
Um novo rumor divulga agora os primeiros testes de desempenho do chip Samsung e parece que este pode fornecer um desempenho ao nível dos processadores da Qualcomm.
Samsung Exynos aproxima-se do desempenho do Snapdragon 8 Gen 2
Toda a série Galaxy S23 da Samsung está equipada com o chip Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm Crédito@Samsung
É quase certo que a próxima série premium de smartphones Galaxy S24 vai estar também equipada com o processador Exynos 2400. A Samsung pretende recuperar a antiga estratégia de disponibilizar os modelos com o seu chip proprietário em alguns mercados do mundo.
Agora, um novo rumor avança que a Samsung está a trabalhar neste chip para o tornar tão poderoso e eficiente como os processadores de topo da Qualcomm.
Foi já divulgado um teste de benchmarking feito ao novo Exynos 2400, no qual o chip registou uma pontuação de 1656 pontos. Este resultado mostra que o processador fornece um aumento de desempenho na ordem dos 30%, face ao modelo anterior (Exynos 2200).
Mas há notícias ainda mais animadoras para a Samsung. Esta pontuação coloca o Exynos 2400 pouco atrás do Snapdragon 8 Gen 2 que, no mesmo teste, obteve 1787 pontos.
Samsung Galaxy S24 Ultra poderá estar equipado com Snapdragon 8 Gen 3
Estas são boas notícias para a Samsung, uma vez que a gigante sul-coreana tem ainda bastante tempo para otimizar o desempenho e eficiência energética do seu chip proprietário, fazendo os ajustes necessários para o tornar mais potente.
Mais: entre outubro e novembro, a Qualcomm deve anunciar o seu novo chip premium – Snapdragon 8 Gen 3 – o que irá dar ainda mais dados à Samsung para fazer as devidas alterações ao seu processador.
Por falar no novo chip Qualcomm, alguns rumores avançaram já que o Samsung Galaxy S24 Ultra poderá estar exclusivamente equipado com o Snapdragon 8 Gen 3. Apenas o modelo base e o Galaxy S24+ é que vão ser alimentados pelo processador proprietário da marca, Exynos 2400.
A confirmar-se esta informação podemos esperar diferenças na capacidade de desempenho e na eficiência energética entre o modelo Ultra e os modelos menos avançados da série Galaxy S24.
Editores 4gnews recomendam:
AnTuTu: estes são os smartphones com melhor desempenho do momento
Google Pixel 8 é desmontado e recebe boa nota de reparação
Huawei está a desenvolver os seus sensores fotográficos para smartphones