Samsung está prestes a apresentar a sua alternativa ao ChatGPT
Um relatório proveniente da Coreia do Sul dá conta dos esforços da Samsung para o desenvolvimento de uma nova ferramenta de Inteligência Artificial. Ainda sem nome atribuído, este será mais um concorrente ao popular ChatGPT.
Esta não é a primeira vez que se fala que a tecnológica sul-coreana estaria a desenvolver a sua própria ferramenta de IA. Contudo, tudo indica que a empresa terá apressado os seus planos e planeia apresentar este produto no final de julho.
Samsung pode revelar o seu rival do ChatGPT no final de julho
Segundo o relatório agora difundido, este projeto está ao encargo da Samsung Research. Esta divisão da empresa coreana terá dedicado um vasto leque de recursos técnicos e humanos para este projeto de modo a apressar o seu desenvolvimento.
Aliás, terá mesmo limitado o acesso de outros departamentos aos recursos de GPU da empresa. Isto porque a componente gráfica é muito importante no processo de treino de ferramentas de Inteligência Artificial e esta alocação de recursos demonstra o quão urgente é este projeto.
E maio passado surgiram rumores de que a Samsung estaria a desenvolver a sua ferramenta de IA. Há data, falou-se que tal projeto seria desenvolvido em parceria com a empresa Naver, algo que não se terá concretizado.
O relatório que indica a apresentação desta ferramenta já em junho não menciona qualquer parceria. Ao que tudo indica, os responsáveis pela Samsung terão decidido avançar sozinhos nesta contenda.
IA da Samsung será usada internamente
O relatório em causa afirma ainda que a IA da Samsung será usada apenas internamente, pelo menos numa fase inicial. A sua função será ajudar a impulsionar vários processos de negócios da empresa.
A empresa deseja ter uma ferramenta deste tipo para acelerar processos de desenvolvimento do seu software, resumo de documentos, traduções e outros processos internos. Ela acredita que a “IA pode encurtar drasticamente o período de desenvolvimento de software e design de semicondutores”.
A Samsung chegou inclusivamente a conceder aos funcionários do seu departamento de semicondutores acesso ao ChatGPT para acelerar o seu trabalho. Contudo, a ferramenta da OpenAI acabou por revelar publicamente documentos confidenciais, levando a que a Samsung tenha recuado.
É por isso que a Samsung não quer utilizar ferramentas externas para ajudar os processos de negócios da empresa. Com efeito, urge o desenvolvimento de uma IA própria capaz de prestar auxílio aos engenheiros da empresa nas suas tarefas.
Com um evento Unpacked agendado para o final de julho, este poderá ser o palco escolhido pela tecnológica para a apresentação da sua IA. Veremos se isso se concretizará.
Editores 4gnews recomendam:
Samsung Galaxy S23: poupa quase 150 € na compra deste topo de gama
Google Fotos está implacável no reconhecimento de pessoas pela App
Dyson V15 Detect review: aspirador que vê o que os teus olhos não veem