Terminada a época festiva com a celebração do Dia dos Reis, a Salesforce divulga os dados globais das vendas online, que chegaram a um recorde máximo de 1,2 biliões.
Os dados agora apresentados indicam que a época de compras de natal decorreu melhor do que o esperado e previsto, impulsionada por um crescimento significativo nas compras mobile e pelas redes sociais, juntamente com o aumento do gasto dos consumidores, após meses de poupança no primeiro semestre de 2024. No entanto, há que pesar as trocas e os consumidores já devolveram 122 mil milhões de dólares em mercadorias e produtos.
A temporada de Natal 24/25 fica ainda marcada pela utilização da IA e dos agentes, tanto pelos consumidores como pelas marcas de retalho, para melhorar as experiências de compras de fim de ano através de recomendações de produtos e apoio personalizado às encomendas. A IA influenciou 229 mil milhões de dólares – ou 19% – de todas as encomendas online.
“As marcas de retalho tiveram uma época festiva robusta, mas um aumento de 28% na taxa de devoluções em comparação com o ano passado, o que é motivo de alguma preocupação”, explica Caila Schwartz, Diretora de Consumer Insights da Salesforce. “Os retalhistas que adotaram a IA e os agentes já estão a ver os benefícios, mas estas ferramentas serão ainda mais críticas no novo ano, à medida que as marcas tentam minimizar as perdas de receitas nas devoluções e voltar a interagir com os compradores.”
Os dados da Salesforce, baseados numa análise de 1,5 mil milhões de consumidores e 1,6 biliões de visualizações de páginas na Plataforma Salesforce, destacam tendências que moldaram a época das festas de fim de ano, incluindo:
As vendas online e o crescimento das encomendas atingiram novos picos:
Retalhistas aproveitam o valor da IA e dos agentes:
O comércio em redes sociais aumenta, tal como a conversão em dispositivos móveis:
Marcas apresentam descontos mais modestos:
As taxas médias de desconto para toda a época festiva de 2024 atingiram 23% nos EUA (aumento de 1% em relação ao ano anterior) e 22% a nível global (aumento de 2% em relação ao ano anterior).
Os verticais com as taxas de desconto globais mais elevadas foram:
Embora os descontos possam ter sido fracos para os consumidores nesta época festiva, os programas de fidelização estão a revelar-se promissores para a retenção de clientes. Quase três quartos (72%) dos compradores norte-americanos inquiridos pela Salesforce afirmam que os programas de fidelização aumentam a probabilidade de continuarem a fazer negócios com marcas.
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