ISDIN junta-se à Fundação FENO para sensibilizar o papel dos acompanhantes na luta contra o Cancro da Mama

ISDIN junta-se à Fundação FENO para sensibilizar o papel dos acompanhantes na luta contra o Cancro da Mama

Sensibilizar para a importância do apoio emocional, para além da prevenção, do auto-exame e da investigação como chaves para um futuro sem cancro. Com a ideia de que “o laço que nos une”, a campanha procura explicar a “união infinita” gerada pelo apoio a uma mesma causa.

 

Dando voz aos protagonistas e narrando a realidade desta doença, com especial atenção para a ligação que se gera entre os doentes e os seus acompanhantes. A imagem da campanha é ilustrada por Steffi Mallebrein, co-autora do guia de acompanhamento do cancro da mama que a ISDIN lançou no ano passado, e pela sua filha Laura.

 

Mãe e filha fazem também parte de uma série de testemunhos comoventes apresentados pela ISDIN sobre a forma como os acompanhantes vivem o tratamento e a luta contra a doença. Um processo em que o apoio, especialmente o apoio emocional, é vital. Como diz Steffi: “Não me chames corajosa, apenas apoia-me”. Vencer dois cancros da mama não foi apenas uma batalha física, mas um profundo desafio emocional, em que o apoio humano à sua volta se tornou a sua maior força.

 

Segundo dados da Fundação FERO, o cancro da mama afeta 1 em cada 8 mulheres (espera-se que mais de 36 000 sejam diagnosticadas até 2024) e prevê-se que a deteção do cancro aumente 70% em 25 anos. É por isso que a investigação é fundamental. Como explica o presidente da fundação FERO, Rubén Ventura, “há 25 anos, só curávamos 65% dos cancros da mama detetados, hoje os números são de 85%, e é por isso que cada contribuição para a campanha JUNTAS nos aproxima de um futuro sem cancro”.

 

Mais uma vez, este ano, a ISDIN doará um euro à Fundação FERO por cada compra de um produto das gamas ISDIN Woman, Germisdin Intim e Ureadin Rx Rd, além de permitir doações com pontos através do LoveIsdin. De acordo com Juan Naya, CEO da ISDIN, “há anos que colaboramos, juntamente com os farmacêuticos, com a Fundação FERO para promover a investigação e a prevenção do cancro da mama e estamos orgulhosos de colaborar com um centro líder neste campo, como o Instituto de Oncologia Vall d’Hebron. Mas o nosso objetivo é também estar ao lado dos doentes e das suas famílias, fornecendo-lhes informação e apoio quando estão a passar por uma situação tão complicada como esta”.

 

O dinheiro angariado durante a campanha será destinado à investigação da Biópsia Líquida, um projeto liderado pela Dra. Ana Vivancos, chefe do Laboratório de Genómica do Instituto de Oncologia Vall d’Hebron (VHIO), que está a desenvolver uma técnica para detetar o cancro através de uma gota de sangue, evitando biópsias invasivas e cirurgias.

 

Novidade deste ano, em 16 de outubro, a CASA ISDIN organizou um painel de discussão com mulheres inspiradoras que contaram as suas histórias pessoais. Steffi, juntamente com a Dra. Cláudia Barreto, ginecologista e obstetra, a Dra. Bárbara Fontanals, coordenadora científica da Fundação FERO, e outros especialistas da área ajudaram a compreender a importância do auto-exame, o papel da deteção precoce e a dura realidade do cancro da mama.

 

Foi o evento central de uma campanha que estará ativa durante todo o mês de outubro e que este ano ultrapassa as fronteiras de Espanha. A ISDIN Chile, Portugal, Peru, Argentina e Colômbia darão o seu apoio para que a mensagem “Juntos contra o cancro da mama” chegue a todo o lado. A filial mexicana também participa com a sua própria colaboração com a fundação local FUCAM.

 

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