“Na PRIO, a inovação é um princípio que nos acompanha desde o nascimento da marca, há 17 anos, e algo para o qual trabalhamos dia após dia” – PRIO

“Na PRIO, a inovação é um princípio que nos acompanha desde o nascimento da marca, há 17 anos, e algo para o qual trabalhamos dia após dia” – PRIO

A inovação é um atributo que torna dos produtos líderes distintivos. Mas fazê-la ser perpecionada pelo consumidor é, por vezes, um desafio. Qual é o melhor caminho para atingir esse objetivo, proporcionando o upselling?

 

Creio que o principal fator é a consistência. A inovação não surge de um dia para o outro, como se ficássemos à espera que uma boa ideia viesse ter connosco. É o resultado de uma visão ambiciosa e de um trabalho contínuo. Na PRIO, a inovação é um princípio que nos acompanha desde o nascimento da marca, há 17 anos, e algo para o qual trabalhamos dia após dia, todos os dias. A PRIO é líder nos biocombustíveis em Portugal fruto do investimento que temos feito todos os anos nas pessoas e no nosso centro de produção em Ílhavo. É essa consistência que temos na entrega de produtos de qualidade, a preços competitivos, e que têm permitido que cada vez mais pessoas contribuam para descarbonização, que nos permite manter e atrair novos clientes.

 

Mais importante do que ser inovador é ter um produto/marca com uma boa percepção de inovação? Qual é afinal o atributo chave na comercialização de um produto?

 

Não há nenhuma perceção positiva que sobreviva se um produto não for capaz de provar, todos os dias, a qualidade que tem. Em primeiro lugar, sabemos que a procura por fontes de energia mais sustentáveis continua a aumentar e que as pessoas valorizam produtos que têm estes fatores distintivos. Os clientes são mais atentos mas também por isso mais exigentes. Em segundo lugar, essa exigência não é apenas relativa a um só atributo. Os consumidores são motivados por vários fatores e o sucesso da PRIO tem dependido também de sabermos trazer essa qualidade e inovação, mas sempre a preço competitivo, porque queremos que a descarbonização e a transição energética sejam acessíveis. O ECO Diesel em particular chegou ao grande público em 2023 mas antes disso passou por anos de testes em laboratório e pelo principal teste de todos: o uso em estrada. Desde 2019 que o ECO Diesel já está a ser utilizado diariamente por frotas de várias empresas. Foi extensivamente utilizado por vários clientes. Quando o disponibilizámos em grande escala na nossa rede, para todos os veículos a diesel, já tinham sido percorridos mais de 50 milhões de km em estrada, que confirmaram todos os atributos do combustível e as vantagens associadas à sua utilização. A perceção até poderia ser suficiente para garantir uma primeira venda. Mas nenhum cliente voltaria à mesma marca ou ao mesmo produto se não se sentisse que a primeira utilização tinha valido o investimento.

 

Qual a proposta de valor trazida pelo vosso produto? Em que vem reforçar o vosso portfólio? Em que se diferencia face a outros produtos análogos que existem/possam existir no mercado?

 

O ECO Diesel é único no mercado. Em primeiro lugar, porque conta com uma incorporação de 15% de fontes de energia renováveis, acima de quaisquer outros produtos disponíveis no mercado, que contam com uma incorporação mais baixa. Em segundo lugar, porque essa aposta que fizemos num produto mais sustentável tem retorno a vários níveis. O ECO Diesel conta com até 5% de redução no consumo, é mais limpo, o que quer dizer que contribui para longevidade do veículo e além do mais e promove até 18% de redução das emissões de gases com efeito de estufa durante o ciclo de vida do produto. É essa eficiência em termos ecológicos mas também na performance que o torna diferenciado. Para nós, aquele “ECO” no nome ECO Diesel não é apenas por ser mais ecológico, é porque essa eficiência também faz com que a sua utilização ao longo do tempo o torne mais económico. A PRIO conta com um portfólio diferenciado, com incorporações de biocombustíveis várias que podem ir até ao uso de 0% de combustíveis fósseis, ou seja, combustível 100% renovável, já acessível em vários postos da rede PRIO para o segmento empresarial. Mas o ECO Diesel tem este fator adicional de estar disponível, de norte a sul do país, para todo o tipo de clientes. É, por isso, um produto bandeira para nós, que comprova o papel de liderança na descarbonização da mobilidade que queremos continuar a ter.

 

A vossa marca foi eleita Produto do Ano porque…?

 

Porque na PRIO estamos sempre empenhados em inovar e oferecer soluções sustentáveis e mais eficientes para os nossos clientes. É uma característica que nos define desde que surgimos, neste mercado competitivo da energia, há 17 anos. Sabíamos desde cedo que o nosso sucesso ia depender desta nossa capacidade de sermos competitivos, inovadores e focados no futuro. O ECO Diesel representa precisamente esta nossa aposta na inovação e na oferta de melhores soluções que nos vão manter na dianteira da transição energética acessível. Trabalhar opções sustentáveis não é apenas um objetivo, é uma missão que temos perseguido de forma obstinada.

 

André Lopes

COO Rede de Postos Próprios e Gás

Membro da Comissão Executiva PRIO

 

ECO Diesel da PRIO foi eleito Produto do Ano 2024, na categoria “Combustíveis”.