NOS e ANI desafiam Ensino Superior a encontrar novas soluções de 5G

NOS e ANI desafiam Ensino Superior a encontrar novas soluções de 5G

A NOS associou-se à Agência Nacional de Inovação (ANI) para desafiar as Instituições de Ensino Superior a apresentarem soluções inovadoras que explorem o potencial da tecnologia 5G, em duas áreas estratégicas: segurança da casa e melhoria da performance no desporto. A iniciativa, que parte do programa Tech4Innov, irá premiar os vencedores com cinco mil euros e a oportunidade de colaborarem com a NOS no desenvolvimento da sua ideia.

 

Este projeto visa promover a transferência de conhecimento entre a indústria e a academia, de modo a criar valor para economia nacional, estimulando a criação de produtos e serviços inovadores, que respondam aos desafios atuais. Trata-se de uma plataforma de excelência para a NOS promover a inovação numa área estratégica para o país como o 5G, simultaneamente tendo a oportunidade de beneficiar com as novas ideias e perspetivas dos investigadores e pensadores das Instituições de Ensino Superior nacionais.

 

Jorge Graça, Administrador da NOS, sublinha: “Líder na implementação do 5G em Portugal desde o primeiro momento, a NOS assumiu o compromisso de apoiar a construção de um ecossistema de inovação 5G em Portugal. Acreditamos que estes desafios podem ser uma oportunidade única para as Instituições de Ensino Superior desenvolverem, validarem e trabalharem as suas ideias e, assim, contribuírem para um país tecnologicamente mais avançado e inovador, com um impacto positivo na vida das pessoas.”

 

Segundo Joana Mendonça, Presidente da ANI: “O objetivo é promover a inovação colaborativa e a transferência de conhecimento para a economia, potenciando os resultados comerciais da investigação e criar canais de acesso ao conhecimento para as empresas”.

 

O primeiro desafio centra-se em alavancar o poder dos dados gerados pelos dispositivos conectados para melhorar a segurança das nossas casas. O objetivo é encontrar soluções que, usando técnicas avançadas de inteligência artificial, alavancadas pelo 5G, possam monitorizar cada habitação em tempo real, visando a manutenção preditiva e alertas personalizados.

 

Já no segundo desafio, as equipas deverão desenvolver soluções inovadoras 5G que aproveitem a análise de visão e a tecnologia de realidade aumentada (AR) para otimizar as estratégias de jogo da equipa e o desempenho atlético. Através da análise de dados de treino desportivo em tempo real ou do uso de AR para providenciar feedback e orientação visual, as soluções deverão reduzir o risco de lesões enquanto melhoram a comunicação, a coordenação e a colaboração em campo.

 

Os desafios estão abertos a equipas de investigadores das Instituições de Ensino Superior, que têm de apresentar as suas propostas até 19 de março, através da plataforma digital da ANI.

 

Segue-se uma fase de avaliação das candidaturas e um evento de pitch das ideias finalistas, que deverá acontecer em abril, onde serão escolhidos os vencedores.

 

Esta iniciativa é promovida pela Agência Nacional de Inovação, no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Transferência de Conhecimento Científico e Tecnológico, TECH4INNOV, cofinanciado pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, enquadrado no Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) do Portugal 2020.

 

NOS foi eleita Produto do Ano 2023 em 5 categorias: “App NOS TV“, “UMA TV NOS“, “Wi-Fi Total NOS“, “Navegação Segura NOS” e “Alarme Inteligente NOS Securitas